TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: a cidade de Parsons

Por:   •  3/10/2015  •  Resenha  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Ciências Sociais

Sociologia III

Aluna: Fernanda Menezes Alves de Lima

Matricula: 201434512-9

Resenha: O CONCEITO DE SOCIEDADE: OS COMPONENTES E SUAS INTER-RELAÇÕES. (Parsons)

Parsons começa o capítulo conceituando sociedade como um “tipo especial de sistema social”, e um “sistema social” como um dos principais subsistemas do sistema de ação humana, composta também pelo organismo comportamental, a personalidade do indivíduo e o sistema cultural.

A ação, para Parsons, pode ser coletiva ou individual com o fim de alterar a situação ou ambiente, é estruturas e processos através dos quais os seres humanos formam intenções significativas e as executam em situações concretas. A escolha da palavra “ação” ao invés de “comportamento” pelo interesse não nos acontecimentos físicos, mas em sua padronização. Ele diz que a ação é cultural por ser formada através de sistemas simbólicos.

O autor explica logo após que os elementos aprendidos de sistemas comportamentais são mais importantes para ele do que os elementos não hereditários, logo, são o foco do estudo.

Sistema social, para Parsons é constituído pela interação de indivíduos, cada membro é ator e objeto de orientação para si e para os outros. O sistema social é o subsistema integrativo da ação em geral, os outros três subsistemas consistem em ambientes principais em relação a ele.

A sociedade é um tipo de sistema social auto suficiente sendo em função do equilíbrio do controle em relação a Realidade Ultima, Sistemas Culturais, Sistemas de Personalidade, Organismos comportamentais e Ambiente Físico-Orgânico e do próprio estado de integração interna.

O núcleo da sociedade é a sua organização e isso inclui as suas normas, regras e etc. Ela funciona através da legitimização da ordem que definem os direitos e os deveres dos membros de certa sociedade. Uma sociedade precisa recompensar os seus membros para que eles continuem o processo de aprendizagem, desenvolvimento e manutenção fazendo o sistema funcionar.

A relação entre sociedade e sistema social apresenta a unidade básica para o aspecto político da sociedade. O governo tem a função de proteger o território de ameaças internas e externas que geralmente, nas sociedades modernas, incluem o monopólio da força pelo estado. Para isso, é o Estado exige quanto à personalidade dos indivíduos obediência.

Os componentes estruturais da sociedade são os valores, as normas, coletividades e papéis. Eles não existem independentemente. Os valores funcionam como elo de ligação entre o sistema cultural e o social. Os valores são compartilhados por todas as pessoas. As normas são regulamentações da execução de leis e cada sociedade possui suas normas próprias. As coletividades são responsáveis pela execução de objetivos e os papéis se referem à execução de práticas padronizadas de valor, ou seja, funções atribuídas aos sujeitos a partir dos valores sociais.

Por último, Parson fala sobre os processos de evolução e os diferentes estágios da sociedade, porém explicitando que não acredita em uma história linear, Parsons tenta mostrar as subdivisões de forma menos arbitrária.

Segundo Parsons, como uma religião dominante afeta as inter relações de uma sociedade? Qual a diferença entre processos para manter o sistema e para mudá-los?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com