TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Capítulo Desenvolvimento Segundo a Concepção da Marxista do livro Desenvolvimento Econômico de Nali de Jesus Souza

Por:   •  15/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do Capítulo 4 – Desenvolvimento Segundo a Concepção da Marxista do livro Desenvolvimento Econômico de Nali de Jesus Souza

Para Marx, a problemática do desemprego ocasiona a ascensão do capitalismo e existe diferença entre valor quantitativo e qualitativo. Como Adam Smith ele distingue valor de uso de valor de troca, logo, o valor mercantil. Em sua concepção, o valor de uso não é representativo de uma relação social, portanto, o conceito prevalecido é o de valor de troca. Ele explica, ainda, como a troca se dá, considerando o seu motivo de caráter individual, mas sua realização no mercado de um caráter social.

O modelo de desenvolvimento marxista é dividido em várias categorias. Sendo a composição orgânica do capital, o exército industrial de reserva, tendência decrescente da taxa de lucro e os esquemas de reprodução.

O surgimento das crises, para Marx, ocorre porque as mercadorias passaram a ser trocadas por dinheiro ou crédito. Os salários decrescem, por conta do crescimento do número de desempregados. Assim, um novo ciclo para o acúmulo de capital é criado. O desenvolvimento capitalista, então, ocorre por meio dos ciclos e das crises. O lucro é elevado pela ampliação da taxa de exploração e pelo progresso tecnológico. Dessa forma, a acumulação e a demanda de trabalho ficam mais velozes, diminuindo o exército reserva.

As crises de realização ocorrem porque há uma desproporção entre a produção e o consumo. E essa desproporção pode extinguir com os ajustes do próprio mercado. Para Tugan-Baranowsky, a crise de desproporção é ocasionada pelas avaliações erroneamente feitas pelos capitalistas, pois as decisões de produção não estão ligadas as decisões de demanda. Para ele, não existe dependência entre a acumulação capitalista e a renda e o consumo da população. Consequentemente, as exportações são tornadas necessárias, por conta das importações. Assim, o desenvolvimento da economia pode ser ocluso ao exterior.

Em contra partida, Struve fala sobre como o mercado interno aumenta o capitalismo através da troca da economia natural pela economia mercantil. Expande as trocas internas e os circuitos monetários. A sociedade é formada por capitalistas, trabalhadores e terceiras pessoas (no caso, senhores da terra, clero, funcionários liberais e etc.) Bulgakov, desconsidera a teoria das terceiras pessoas, porque, em sua concepção, o que conta é o consumo capitalista fundamentado na mais-valia extraída. Assim, há garantia da acumulação e não o consumo dos trabalhadores ou das terceiras pessoas.

A teoria do subconsumo, defendida pelos marxistas populistas, conclui que a expansão dos mercados externos é condicionante para o seguimento da acumulação capitalista. Para Sismonde de Sismondi, era a disparidade entre a capacidade de produção e a distribuição de renda tida como resultado. Assim, havia limites no consumo global, por conta do crescimento demorado da renda dos trabalhadores. Já a partir da observação de Rodbertus, a contradição do capitalismo é entendida como a troca dos bens por um valor monetário, muito mais elevado que a quantidade empregada de trabalho.

Para Vorontsov, o capitalismo não podia ser estabelecido na Rússia porque considerava seu mercado estreito. A menos que fosse instituído setores industriais, economicamente mais vantajosos em termos de comparação. Nikolai-on concorda com Vorontsov, pois ele também acredita na necessidade russa de um mercado externo. Há uma semelhança, portanto, entre as ideias, pois Nikolai-on afirma que o desenvolvimento capitalista é improvável em uma economia fechada. Contraditoriamente, Engels afirmava que os problemas enfrentados pelo país russo eram divergências inerentes ao capitalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com