TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro "O Avesso do Narciso"

Por:   •  16/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

O Avesso do Narciso[pic 1]

        

        Os homens e mulheres perseguem o ideal de beleza atual, e buscam a aceitação pessoal com base na opinião alheia. Sendo assim, a maioria da população, com foco nas mulheres, são insatisfeitos com seu próprio corpo, querendo, portanto muda-los. Entretanto, a maioria das vezes que os indivíduos estão insatisfeitos, não precisam necessariamente de mudanças, visto que são considerados saudáveis e com o peso ideal

Uma consequência gravíssima da obsessão pela imagem perfeita é a bulimia, podendo ser desencadeada por fatores culturais, sociais, genéticos e psicológicos. Os jovens adultos e adolescentes, são os que apresentam maiores indicadores para o desenvolvimento de transtornos alimentares, uma vez que são pressionadas socialmente a seguir um padrão dado como correto pela sociedade. Apesar dessa incidência maior nessa faixa etária, é muito comum também em pessoas mais maduras.

Para muitas pessoas essa preocupação com o corpo gera frustração, ansiedade e depressão. Uma vez que se sintam incapazes de sair, de comemorar, comparecer a trabalhos e aulas pois ao se olharem no espelho, não se sentirem bem consigo mesma. Outra parcela adquire insegurança ao lidar com relacionamentos e com a família. Ao lidar com essas dificuldades as pessoas em busca de soluções rápidas e eficazes, exacerbam na atividade físicas, dietas e regimes prejudiciais à saúde além de cirurgias plásticas.

Esses transtornos alimentares estão em ascendência no brasil e no mundo. São identificados como mau comportamento cerebral relacionadas com a imagem corporal de si mesmo. É inegável que esse problema não está tão relacionado a aversão da comida com o receio de engordar, porem aos padrões expostos pela sociedade a todo instante.

A propagação de centros estéticos e de procedimentos aumentam deliberadamente, consequentemente a procura cresceu mais aumentando assim a renda da complexa rede de lucros capas de gerar bilhões por ano. Visto que em vez de adorar o corpo que se tem, veem nele apenas os defeitos. É incontestável a influência dos meios de comunicação sobre o descontentamento com o próprio corpo e o desejo de consertar os pequenos defeitos. As pessoas com distúrbios têm a ilusão de controle e acabam se decepcionando mais ao ver que não conseguem resolver seus próprios problemas sozinhos.

Uma frase interessantíssima colocada pelo o psicólogo Niraldo de Oliveira Santos, é que “A busca do corpo idealizado pela moda pode ter um sentido de proteção, pode ser uma forma de buscar amor e aceitação” e que “Acredita-se que o olhar do outro só vai nos apreciar se estivermos atendendo às especificações do momento”.

Pergunta: O que esse tema tem a dizer sobre a Corporeidade dos jovens na atualidade e a questão do consumismo?

Os jovens estão dependentes das informações que as mídias sociais proporcionam, para eles tudo o que foi dado o exposto na mídia é real e correto. Sendo assim, os padrões de beleza e de aceitação pessoal mostrados são os que eles devem seguir, ao tentarem se adequar a essa concepção de beleza eles acabam exacerbando com dietas, regimes exercícios, ou até mesmo desenvolvendo distúrbios alimentares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com