TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre estratificaçao social

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITARIO LUTERANO DE SANTAREM

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL- AELBRA

Portaria ministerial n° 1.992 de 19/12/2006 D.O.U. De 20/12/2006

SOCIEDADE E CONTEMPORANEIDADE

Santarém

2015

Curso: Agronomia.

Ciclo: Formação básica.

Disciplina: sociedade contemporaneidade.

Data: 28/09/15.

Professor: LORENI BRUCH DUTRA.

Acadêmicos: Denes Jermerson da Costa Silva.

Trabalho: resumo do capitulo 6 “ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL”.

Santarém

2015

• Padrões de estratificação.

 Naufrágios e desigualdade.

O naufrágio foi contado pó cineastas e escritores q usam essa história para fala sobre desigualdade social, usam como um artificio literário que permite abolir todos os sinais de privilegio e convenção social, restando apenas seres humanos despojados de seus elementos essências, cobaias em laboratório imaginário para estudo da riqueza e da pobreza, do poder e da importância, da consideração e do desrespeito.

A traição começou com Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, ele conta uma histeria d um inglês abandonado em uma ilha deserta

O filme italiano de 1975, “por um destino insólito”, conto uma história praticamente oposta. Uma mulher linda, rica e ansiosa, entra em seu iate para um cruzeiro pelo mediterrâneo. Ela trata a tripulação áspera, com que as tarefas sejam feitas com um alto grau de desempenho. Vem uma tempestade e o iate naufraga. Somente ela e um belo tripulante sobrevivem, jogados numa ilha deserta. Agora iguais, os dois sobreviventes se empenham em uma sessão ardente de sexo e se apaixonam. Tudo vai bem até o resgate logo que retorna ela retoma seus modos arrogantes e dá as costa ao tripulante, que fica novamente reduzido a sua condição de trabalhado comum. Esse filme transmite três mensagens: em primeiro lugar e possível se rico sem trabalha árduo porque a riqueza poder ser herdada; em segundo, poder se trabalha arduamente sem se torna rico; e, por fim, sugere a existência de algo na estrutura da sociedade que provoca desigualdade, que desaparece apenas na ilha deserta, sem a presença da estrutura social tal como a conhecemos.

• Desigualdade econômica no brasil

 Riqueza e renda

Renda e riqueza são a mesma coisa. Sua renda refere-se ao momento que você recebe em um dado período de tempo; sua riqueza é o que você possui, seu patrimônio. Para parte das pessoas adultas, a riqueza inclui uma casa, carro, aplicações, imobiliários e economias. Te uma fonte de renda lhes da segurança e a possibilidade de manter até aumentar sua riqueza.

A riqueza em parte porque brasileiros são obrigados a declarar não apenas a sua renda, mas também seu patrimônio a receita federal. A situação e diferente em relação a renda. Existe o problema da confiabilidade dos dados fornecidos pelos entrevistados nem sempre as pessoas declaram seu rendimento real, e comum em que pequenos e médios agricultores brasileiros não registrem adequadamente os custo envolvidos em suas atividades que lhe permite calcula seu rendimento líquidos.

No brasil, como muitos outras sociedades, existem menos desigualdade de renda do que desigualdade na distribuição da riqueza. Entretanto, a desigualdade de renda em nosso pais e muito grande.

 Quão verde É o vale?

O brasil sempre se caracterizou no cenário internacional como um grande produtor agrícola e, desde de 1970, a soja tem se expandido como uma produção tipicamente agroindustrial. Em 2003 ele se tornou o segundo maior produtor mundial de soja, tendo seu produto respondido por uma receita cambial superior a 11% do total das receitas cambiais brasileiras, isto e, do valor em dólares recebidos em função de produtos e serviços exportados.

A agro indústria da soja tem proporcionado uma mobilidade social ascendente ou vertical ou seja, possibilitado que alguns indivíduos se movam para cima no sistema da estratificação e tem aumentado a renda média nacional. Entretanto, ela também tem aumentado o abismo entre ricos e pobres e gerado novas formas de exploração e de conflitos sócias.

• Diferenças internacionais

 Desigualdade global.

Do mesmo modo que renda e riqueza variam imensamente dentro de um pais, também variam entre países distintos. Considerando dos pais extremos, Estados Unidos e Angola.

Angola te 11 milhões de habitantes e aproximadamente 650 mil foram mortos em guerra civil, quando pais fico dependente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com