TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre ética, ética empresarial e responsabilidade social - reflexões e recomendações

Por:   •  27/9/2016  •  Resenha  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  1.742 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo sobre ética, ética empresarial e responsabilidade social: reflexões e recomendações

Para falarmos de ética precisamos primeiramente defini-la, segundo o dicionário Aurélio, ética é: ““Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal”. Significa saber se uma ação, qualidade, ou modo de ser são ou não éticos, e está relacionado com a moral. Mas o que é moral segundo o Aurélio? “Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, para qualquer tempo, lugar, para grupos ou pessoas. Conclusão moral que se tira de um fato, etc. Conjunto das nossas faculdades morais, brio, vergonha”. Significa então que todo ser humano deve distinguir entre certo ou errado, justo ou injusto, bom ou ruim, sendo com isso capaz de avaliar suas ações.

Tendo como base as definições acima, iremos fazer um breve resumo sobre o que entendemos de ética empresarial e sobre as responsabilidades sociais.

Para analisarmos a ética no contexto empresarial precisamos inicialmente compreender sua dimensão nas empresas e a relação com a moral da empresa e dor ser humano. A ética empresarial trata especificamente da relação das empresas públicas, privadas ou mistas, junto com todos os demais segmentos que estão no seu campo de ação: colaboradores, cliente, público, concorrentes, comunidade e etc. A ética empresarial segue princípios jurídicos.

Então podemos definir ética empresarial como o ramo da ética ligado diretamente às empresas, poderíamos dizer que é o comportamento ética das empresas, ou seja, a forma moralmente correta que as empresas interagem com o seu meio em que se envolve. Logo, a ética empresarial é primordial para uma empresa, visto que as empresas que enganam seus clientes, não trabalhando de forma ética, então condenadas ao fracasso.

Podemos perceber que as empresas de sucesso têm uma forte ciência de responsabilidade social. Segundo o consultor Francisco Gomes de Mattos(2005), a responsabilidade social é uma exigência básica à atitude e ao comportamento ético, através de práticas que demonstrem que a empresa possui uma alma, cuja preservação implica solidariedade e compromisso social “. Logo podemos perceber que a responsabilidade social é uma obra do comportamento ético, e comprova que a empresa se importa, que é solidária e que não tem medo de se comprometer com causas sociais.

Como podemos ver no artigo e em diversas outras fontes de pesquisa, a ética e a responsabilidade social andam juntas, de mão dadas e bem apertadas, as vezes usadas como uma estratégia de expansão. Porém, a dificuldade de conjuga-las aparece toda vez em que os profissionais são exigidos a tomar decisões que demandam fatores ou forças que não estão sob controles sistêmicos.

Podemos concluir que a evolução da sociedade, e em setores específicos como o empresarial, faz com que todos os profissionais tenham uma série de reflexões, pois dentro destas evoluções surgem novos nichos de mercado e oportunidades que precisam ser ocupados por profissionais éticos e comprometidos com a sociedade. Uma frase que resume bem a questão de ética foi publicada na revista Você S/A nº25, ela diz o seguinte: "Se o comportamento ético fosse simplesmente seguir as regras, poderíamos programar um computador para ser correto".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com