TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplinas: Direito Empresarial Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  6/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA (CEAD)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Bruno Henrique Barbosa RA: 9495525468

PROINTER II – Relatório Final

Disciplinas:

Direito Empresarial
Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Tecnologias de Gestão

TUTOR EAD Marley Buchara Gomes Casagranda

SANTO ANTONIO DE POSSE - SP

2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA (CEAD)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Bruno Henrique Barbosa RA: 9495525468

PROINTER II – Relatório Final

Relatório Final apresentado no Curso de Tecnologia em Gestão Comercial para compor a média da disciplina Prointer II, sob orientação da Profª Tutora Marley Casagranda.

TUTOR EAD Marley Buchara Gomes Casagranda

SANTO ANTONIO DE POSSE - SP

2014

RESUMO

Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente por determinada ação ou atividade. Atualmente o planeta Terra enfrenta fortes sinais de transição, o homem está revendo seus conceitos sobre natureza. Esta conscientização da humanidade está gerando novos paradigmas, determinando novos comportamentos e exigindo novas providências na gestão de recursos do meio ambiente.

A responsabilidade empresarial em relação ao meio ambiente deixou de ser apenas uma postura diante das imposições para se transformar em atitudes voluntárias, superando as próprias expectativas da sociedade.

As organizações que procuram manter-se competitivas ou mesmo no comércio variável e turbulento percebem cada vez mais que, diante das questões ambientais são exigidas novas posturas, renovando seus conhecimentos. Por isso estão criando novas atividades para lidar, ou até mesmo diminuir os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento não sustentável.

A comunidade reconhece e acompanha as empresas que se posicionam de forma correta aos impactos ambientais, por isso é de estrema importância que as mesmas passem aos seus clientes e para a sociedade esse tipo de atividade.

SUMÁRIO

1 Introdução                                                                                         5

2 Desenvolvimento                                                                                5

3 Conclusão                                                                                        7

Referencias                                                                                         8

1 INTRODUÇÃO

A gestão ambiental vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial. O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor empresarial. Naturalmente, não se pode afirmar que todos os setores empresariais já se encontram conscientizados da importância da gestão responsável dos recursos naturais. A empresa que não buscar adequar suas atividades ao conceito de desenvolvimento sustentável está fadada a perder competitividade em curto ou médio prazo.

2 DESENVOLVIMENTO

               A compreensão do processo de Gestão Ambiental faz grande diferença quando da constatação dos resultados empresariais. Segundo D' Arvignon (1995), Gestão Ambiental é a "parte da função gerencial que trata, determina e implementa a política de meio Ambiente estabelecida para a empresa"

A comunidade reconhece e acompanha as empresas que se posicionam de forma correta aos impactos ambientais, por isso é de estrema importância que as mesmas passem aos seus clientes e para a sociedade esse tipo de atividade.

"O verdadeiro desenvolvimento - assim como a preservação dos recursos - não está relacionado apenas com os aspectos econômicos de uma nação. O verdadeiro desenvolvimento, mais do que autossustentável, teria de ser autopreservante no sentido de procurar ativamente, criar condições de autopreservação das culturas tradicionais, valorizando-as de modo a inibir as pressões do consumismo [...] a extraordinária capacidade do ser humano para deformar o meio ambiente é adaptá-lo aos seus própios interesses tem, também, suas limitações. Uma delas  é o própio homem, com sua tradições, histórias e vocação. Desrespeita-las é desrespeitar a própia dignidade humana". (BRANCO ,2004, PG 93)

Com o passar dos anos as empresas tiveram que mudar o foco de servir somente aos donos e passaram a se preocupar com todos os interessados na organização, isso quer dizer que tiveram que parar de olhar só a si mesma e começaram a ter que olhar para a parte externa como a sociedade.

            “A responsabilidade social e ambiental pode ser resumida no conceito de efetividade, como alcance de objetivos do desenvolvimento econômico - social. Portanto, uma organização é efetiva quando mantêm uma postura socialmente responsável. A efetividade está relacionada a satisfação da sociedade, do atendimento de seus requisitos sociais, econômicos e culturais. Tachizawa” (2002, pg 73)

Uma Gestão socialmente responsável ocorre, segundo o serviço social da Indústria - SESI, a partir do momento em que a empresa, além de cumprir seu papel na geração de riquezas pela produção de bens e serviços para a comunidade, com o objetivo de criar valor aos acionistas, pagar impostos, salários e outros benefícios aos seu colaboradores e, ainda reinvestir em uma estrutura e seus negócios, passar a desenvolver todas as ações primando sempre pela ética, a transparência, respeitando as leis, o meio ambiente e o meio estar da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (195.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com