TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Francesa

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.998 Palavras (12 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Desde o momento em que nascemos, temos direitos á saude, moradia, educação, a uma alimentação adequada, trabalho, a ter uma renda suficiente, entre outros requisitos básicos. Eles fazem parte da nossa legislação e são inegociáveis.

As  pessosas e comunidades históricas tem se organizados em movimentos, para lutar por esses direitos.

Como aconteceu nas Revoluções Americana e Francesa, ambas lutaram pela liberdade, com características bem diferentes. Na americana a revolução contou com um histórico favorável, aconteceu em um pais que não conhecia a triste situação da miséria popular e entre um povo que tinha uma grande experiencia de autogoverno.

    A Revolução Francesa insistiu na idéia de que a lei e o poder emanava de uma só fonte,o povo,concluindo hunimamente que á lei é “a expressão da vontade geral”. Porém na pratica, nem o povo e nem sua vontade geral eram fonte de todas as leis.

Foram através desta que surgiram as Declarações e Carta de Direitos.  Foi pela luta de um povo, que cansado de ser submisso  a um governo absolutista, ou dependente de um sistema de castas, que fizeram valer esses direitos.

O presente trabalho tem o objetivo de expor a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão e a Declaração de Direitos da Virgínia, apontandos as principais diferenças e semelhanças. Menciona também as Revoluções como acima referidas, a Revolução Americana e a Revolução Francesa.

Faz jus a um considerado sociologo Émile Durkheim, e ao tipo de solidariedade defendido pelo próprio, onde acredita - se na ideia, que seus praticantes sintam-se integrantes de uma mesma comunidade, por meio de uma consciência coletiva.

Para um bom entendimento, de forma simples e clara, foi relatado minunciosamente cada etapa solicitada na ATPS.

DECLARÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E O CIDADÃO E DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA VIRGÍNIA.

Ao analisarmos os dois documentos, percebemos que ambos defendem a liberdade e a independência que todos os homens têm direito. Dentre essas liberdades ressaltam a liberdade de imprensa, religião e manifestação, possuem direito a propriedade e segurança. Afirmam que o Governo é instituído para o bem comum, para garantir ao homem os seus direitos naturais.

Na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão consta no Parágrafo I; que o fim da sociedade é a felicidade comum, e no parágrafo II afirma que todos os homens são iguais por natureza e diante da lei. Já na Declaração dos Direitos da Virgínia, dentre seus artigos, proclama que todos os homens nascem igualmente livres e independentes, têm direitos certos, essenciais e naturais dos quais não podem, por nenhum contrato, privar nem despojar sua posterioridade: tais são o direitos  de gozara vida  e as liberdades, de adquirir e possuir propriedades, de procurar obter a felicidade e a segurança. Destaca ainda a punição, se sobre o pretexto religioso, o indivíduo perturbar a paz, e segurança da sociedade, e que a liberdade de imprensa e manifestação,  só pode ser restringido pelos governos despóticos (Artigo 14°). O outro Documento, diz que o direito de manifestar seus pensamentos e opiniões, quer seja pela imprensa, quer por qualquer outro modo não pode ser intercedida (Parágrafo VII).

Para Émile Durkheim, solidariedade social subtende a principio, a ideia que seus praticantes sintam-se integrantes de uma mesma comunidade, por meio de uma consciência coletiva, resultado da combinação das consciências individuais, sendo responsável, pela formação dos valores morais de uma sociedade. A consciência coletiva só existe em função das crenças e dos sentimentos presentes nas consciências individuais.

 A solidariedade varia segundo o grau de evolução da sociedade, numa sociedade mais simples existe um tipo de solidariedade diferente daquelas sociedades complexas, uma vez que a consciência coletiva se daria também de forma diferente em cada situação.

Para Durkheim, existem dois tipos de solidariedade social, a mecânica e a orgânica. A Solidariedade Mecânica é constituída por um sistema de segmentos homogêneos e semelhantes entre si. Os membros dessa sociedade estão unidos por laços de parentesco. O indivíduo, nessa sociedade, é socializado porque, não tendo individualidade própria, se confunde com seus semelhantes no seio de um mesmo tipo coletivo. Não possui divisão social do trabalho.

Com o desenvolvimento da divisão do trabalho, a organização social se torna mais complexa aumentando sua diferenciação interna. Assim, a solidariedade social não se fundamenta mais pela similitude dos membros que compõem a sociedade, mas agora por sua interdependência. Nesse sentido, os indivíduos mantêm relações de dependência recíproca uns com os outros. A solidariedade orgânica corresponde à sociedade moderna, na qual encontramos um grande número de papéis sociais diferenciados.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS REVOLUÇÕES FRANCESA E AMERRICANA

A Guerra da Idepêndecia dos Estados Unidos ou Revolução Americana de 1776, foi  um movimento de ampla base popular. Teve início com á assinatura do Tratado de Paris, que finalizou a Guerra dos Sete Anos em 1763. Levou á proclamação em 4 de julho de 1776.

          Foi, na sua origem, um movimento de resistência e de revolta contra o domínio britânico,mais principalmente contra a forma como esse mesmo domínio foi exercido nas colônias norte-americanas no período após a Guerra dos Sete Anos.

A Revolução Francesa de 1789 foi cosiderado o maior levante de massa até em tão conhecido, fazendo por encerrar a sociedade feldal.

Representa  inaugurações de uma nova era, onde a população não aeitaria o dominio da nobresa, muito menos a divisão por critérios de casta. A Revolução foi consequencia direta do Iluminismo, dinfundida pelos intelectuais dos séculos XVII E XVIII, que defendiam a ideia do homem ser  vocacionado ao progresso e o alto aperfeiçoamento.

A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa. O povo teve como guia, a liberdade.

A Revolução Americana foi caracterizada por uma luta pela indepêndencia de outra nação e pela criação de uma identidade, ao contrario da França que ja era uma nação bem estabelecida. Não enfrentavam nenhum perigo externo importante no final dos anos de 1780, sendo o essencial motivo da Revoluçao a transformação da estratificação da sociedade pois o  " terceiro estado" via o clero e os nobres como parazitas sociais.

Na Guerra da Idepêndencia dos Estados Unidos a igualdade social não era a  preocupação inicial, a escravidão foi abolida mas isso não influenciou drasticamente a estratificação social da sociedade americana. Ja na Francesa, a estrutura social era formada por três classes tradicionais: clero, nobreza e os demais. A revolução transformou todos eles. O fim dos privilégios baseados na origem social era o principal objetivo da revolução Francesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com