TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rex Comercio De Alimentos

Casos: Rex Comercio De Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 HISTÓRICO DA EMPRESA REX COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA 4

2.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 4

2.3 PRODUÇÃO 6

2.4 MERCADO 7

2.5 RECURSOS HUMANOS 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz um estudo realizado na empresa Rex Comércio de Alimentos Ltda., através do qual analisamos sua estrutura organizacional, o sistema de produção utilizado, sua posição frente ao mercado em que atua e política de Recursos Humanos empregada pela mesma. Dessa forma, procuramos direcionar os conhecimentos adquiridos para a realidade organizacional, aprimorando-os através do conhecimento e das práticas de gestão.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 HISTÓRICO DA EMPRESA REX COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA.

Empresa do segmento alimentício de fast food franqueada da Companhia Arcos Dourados-Mc Donald’s, tendo como foco principal comida rápida, conhecida mundialmente por sua tradição e padronização. Em qualquer lugar do mundo encontramos os mesmos lanches com os mesmos ingredientes.

A Rex Comércio de Alimentos Ltda. surgiu em Caxias do Sul/RS em 21.03.1999 quando o empresário Cézar Cesa implantou sua primeira franquia do Mc Donald’s, que como era esperado foi um sucesso de vendas. Contando com alguns diferenciais como localização em área privilegiada, a área central da cidade, oferecendo também a opção de Drive-thru onde o cliente é atendido sem sair do seu carro, se consolidou no mercado que atua com vantagens sobre a concorrência. Já no ano de 2003 a Rex começou a expandir adquirindo outro restaurante da mesma companhia no Shopping Bella Cita na cidade de Passo Fundo/RS. A partir de então não parou mais: em 2005 inaugurou dois quiosques de sorvetes na cidade de Carlos Barbosa/RS e Bento Gonçalves/RS; em 2006 inaugurou mais dois quiosques em Caxias do Sul/RS. Em 09/11/2010 inaugurou também em Caxias do Sul/RS mais um restaurante, sendo este no Shopping San Pelegrino, e teve total reconhecimento por ser o 1º Restaurante Mc Donald’s no Brasil a implantar a plataforma Made for You (Feito para Você), onde todos os lanches são feitos na hora, evitando assim desperdícios e melhorando a qualidade, buscando sempre a segurança alimentar e satisfação de seus clientes.

2.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

• Franqueado: responsável pelas estratégias, informações e atualizações constantes;

• Consultor de mercado- presta serviços para os Arcos Dourados na região Sul, é responsável por fiscalizar todas as lojas para ver se os padrões de Qualidade, serviço e limpeza estão sendo executados, se as lojas estão aptas a levarem o peso que a companhia tem, podendo fechar uma loja caso haja irregularidades, atuam na parte estratégica buscando sempre melhorias.

• Gerente de loja: Responde pela loja em si, responsável pela busca de soluções, aplicações de conhecimentos controle, liderança, comunicação, incentivo ao subordinado, executar, fazer, passar relatórios semanais ao franqueado;

• Gerente de operação: como o nome já diz, têm a função de operar a loja, efetuar giro de estoque, pedidos de mercadorias, fiscalizarem treinamentos e buscar o alcance de metas;

• Gerentes de turno: são responsáveis pela loja em seu turno de trabalho, em um trabalho tático controlam funcionários, sabem dar feedback sempre que necessário, devem ficar 80% do tempo voltados ao atendimento ao cliente buscando sempre satisfação total.

• Coordenadores de área: atuam na área de vendas, cozinha e serviço de Drive-thru, são responsáveis pela parte operacional de suas áreas específicas;

• Atendentes: trabalham conforme posicionamento, atuando na área operacional produzindo lanches e atendendo diretamente o cliente;

• Recursos Humanos: atuam na seleção, recrutamento e treinamento, na área de gestão de pessoas;

• Assistentes administrativos: executam trabalho tático das rotinas administrativas diárias, controlando o sistema de ponto, uniformes e depósitos financeiros.

2.3 PRODUÇÃO

A parte mais importante na produção da loja sem duvidas é o gerenciamento de inventário e compras que são de responsabilidade do gerente de operações que tem como aliado o sistema interno de Controláveis de Alimentos que é um programa no qual apresenta a venda diária e a demanda semanal de cada produto através disso é feito o giro de estoque, onde é feito o pedido dividido em três partes para a demanda da semana. Como estamos falando de alimentos é bom ressaltar que o tempo de vida primário sempre tem que ser levado em conta, por isso temos na loja três recebimentos de mercadorias por semana. O estoque divide-se em congelados (-18ºC) que refere-se a carnes, batatas, sucos, entre outros; refrigerados (1º á 4ºC) que são produtos que tem um tempo de vida muito curto por se tratar de vegetais e estoque seco que na maior parte são embalagens. Temos como distribuidor principal a Martin-Brower que é uma multinacional americana especializada em logística e em soluções para o mercado de food service. Original dos EUA desde 1934, passou por uma série de fusões e compras até ocupar o posto do maior distribuidor de produtos da rede de restaurantes fast-food McDonald´s nas Américas, cada restaurante exige da transportadora que siga todos os padrões de limpeza para que chegue em nosso restaurantes produtos que passem segurança alimentar.

A preparação dos alimentos envolve todo um ciclo de preparação e treinamento, como o Mc Donald’s é conhecido e premiado mundialmente por ser líder em oportunidades de primeiro emprego, cada jovem que inicia suas atividades como atendente é treinado na preparação de produtos, asseguramos o máximo de segurança alimentar, sendo descartado qualquer ingrediente ou produto final que não esteja adequado aos nossos padrões. A venda direta ao consumidor é feita por meio do balcão e drive e nunca deve ultrapassar o prazo de 330 segundos por cliente, por isso somos especialistas em fast food.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com