TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rocha-Coutinho Novas opções, antigos dilemas

Por:   •  30/11/2017  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Unidade 5
Maria Rocha-Coutinho – Novas opções antigos dilemas

Rafael Gonçalves Rodeiro – 13/0016578
Professor Tiago Ribeiro Duarte
Introdução a Sociologia 2/2017 – Turma F

A autora inicia explicando que o conteúdo do artigo é advindo de um trabalho realizado acerca da identidade da mulher brasileira de classe média urbana e como elas percebem a maternidade, os relacionamentos afetivos, trabalho, casamento, e outros aspectos de sua vida.

Com as respostas das entrevistas de 25 mulheres universitárias de 18 a 28 anos, foi possível perceber que novas atitudes e comportamentos delas próprias são vistas com bons olhos e até desejáveis pelas entrevistadas, mesmo esbarrando em aceitações de antigos discursos definidores: como as definições de comportamentos femininos esperados, como a fragilidade, altruísmo, sensibilidade, entre outros.

Esses discursos moldam a identidade individualidade, de modo que são mutáveis pelo motivo de que os discursos são mutáveis.  Com isso, um dos principais focos do Movimento Feminista e Movimento Negro, por exemplo, é a desconstrução da identidade geral que é imposta e molda os indivíduos. A mudança dos discursos, na era digital, acontece de forma rápida e nunca antes vista (e nem sempre perceptível às próprias pessoas que estão sendo influenciadas pelas mudanças.

Algumas características, que antes eram consideradas somente “masculinas”, estão sendo considerados características “para mulheres” também. Mas mesmo assim ainda há uma grande desigualdade entre homens e mulheres na sociedade: como salários mais baixos, menor acesso às garantias trabalhistas, poucas atuam em postos de chefia, etc. E mesmo em países que quando uma é notada alguma forma de descriminalização a punição é severa (Estados Unidos, por exemplo) ainda é notada uma diferença da média salarial entre homens e mulheres, por exemplo. Uma das barreiras pode ser que o papel da mulher na maternidade ainda é visto, pelas próprias mulheres, como somente delas, e que o papel profissional se expandiu para elas também. Com esse papel duplo seria difícil bater as desigualdades profissionais dos homens, e é o que a autora busca entender com o trabalho.

As entrevistas tiveram um método próprio e livre, e como resultado as respostas foram classificadas em categorias assim: “maternidade; sexualidade; família; relacionamentos; relação com o corpo e aparência física; carreira e profissão”. Foi identificado uma mescla dos discursos antigo e atual na sociedade. A maternidade, por exemplo, foi considerada pelas entrevistadas como a essência de ser mulher, o que reforçou a tese da autora quando decidiu pesquisar se a questão do duplo papel poderia influenciar na questão do sucesso profissional pelo “peso” das mulheres em ter um duplo papel. Muitas mulheres veem como solução para elas próprias o adiamento da maternidade para minimizar esse impacto, e estabelece como meta uma estabilidade financeira para assim ser mãe. Todas colocam que o desejo de ser mãe é muito forte e é algo pessoal. Algo muito peculiar é a diminuição da importância do trabalho de casa, para assim elas poderem buscar atribuições profissionais fora de casa. A aparência física ainda é algo de muita importância para as mulheres, mas toma muita forma também por conta da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com