TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERRA PELADA

Pesquisas Acadêmicas: SERRA PELADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do Filme “Serra Pelada”

Fazendo uma análise do conteúdo assistido no filme “Serra Pelada”,podemos evidenciar várias questões sociais elencadas na obra,e os impactos dessa atividade polêmica.

A atividade garimpeira é cheia de contradições,pois ajuda no equilíbrio da balança comercial e ao mesmo tempo danifica o meio ambiente e traz muitas doenças.A obra nos mostra alguns desses fatores,como a praga da malária e o grande giro de dinheiro que movimentava a economia do país, o que aumentava a ganancia dos poderosos ,que por ali se estalaram a procura do tão desejado “ouro”.

A maioria da população sonha em ser rico,ou mesmo trazer condições de vida mais estáveis para sua família ,e viram uma grande oportunidade no garimpo de Serra Pelada,onde o ouro se mostrava capaz de realizar seus sonhos.Homens abandonavam suas famílias e vidas urbanas para se embrenhar no garimpo dentro de crateras de rocha,quase sempre em condições subumanas,todos com o mesmo pensamento “bamburrar, ficar rico, achar um filão com muito ouro, uma pedra muito grandona de ouro".

Com o passar do tempo cada vez mais chegavam novos sonhadores(garimpeiros) a Serra Pelada, e assim formando um “Formigueiro Humano”, num ambiente sem condições sociais e em condições nada saudáveis.Em Serra Pelada, as pessoas que trabalham na atividade garimpeira encontram-se numa situação de trabalho degradante, tanto nos aspectos sociais, econômicos e ambientais, viviam em condições mínimas de higiene e trabalho.

Por não haver um contato com a sociedade,se deu a formação de um próprio ambiente social natural,pela necessidade da vivencia em grupo. E pela ganância pelo ouro,esse ambiente na maioria das vezes se mostrava perigoso,onde as relações interpessoais eram dificultosas.

Diante de todo esses fatores podemos concluir que a busca por melhor qualidade de vida,em alguns momentos deixa de ser prioridade,e entra em cena a tão famosa “Ganância”,que nos deixa cegos pelo poder,e assim perdendo valores adquiridos ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com