TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL: ORIGEM E DEMANDAS ATUAIS

Pesquisas Acadêmicas: SERVIÇO SOCIAL: ORIGEM E DEMANDAS ATUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

EDICARLA CORREIA DE SÁ

SERVIÇO SOCIAL: ORIGEM E DEMANDAS ATUAIS

Senhor do Bonfim

2011

EDICARLA CORREIA DE SÁ

SERVIÇO SOCIAL: ORIGEM E DEMANDAS ATUAIS

Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, VIII semestre.

Professores: Rozane Malvezzi, Maria Ângela Santini, Paulo Sérgio Aragão e Rodrigo Eduardo Zambon.

Senhor do Bonfim

2011

SÁ, Edicarla Correia de. Serviço social: origem e demandas atuais. 22 f. Produção textual (Graduação em Serviço Social) – Universidade do Norte do Paraná. 2011.

RESUMO

Este artigo vem com a finalidade de construir o percurso histórico da profissão Serviço Social. Refletindo sobre sua origem, os avanços e as demandas atuais e a contribuição para o desenvolvimento da profissão. Trazendo questionamentos como o que é o Serviço Social? A quem serve? Por que surgiu? Qual é a função do Serviço Social e por ter surgido no seio da Igreja Católica, com seus problemas neotomistas, mas não poderíamos considerar que a profissão é a caridade profissional? Questionamentos estes norteadores deste estudo considerando isto relevante para a construção do momento atual que encontra-se a profissão, as leis que a regem e o contexto ocupados pelos profissionais, como também para a compreensão das representações sociais que cercam o Serviço Social.

Conceitos-chaves: Serviço Social; Surgimento; Demandas atuais.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo apresenta-se como proposta de trabalho interdisciplinar para o curso de Serviço Social, requisitado pelos professores Rozane Malvezzi, Maria Ângela Santini, Paulo Sérgio Aragão e Rodrigo Eduardo Zambon. Tendo por objetivo construir o percurso histórico da profissão Serviço Social. Refletindo sobre sua origem, os avanços e as demandas atuais e a contribuição para o desenvolvimento da profissão na divisão sócio-técnica.

O estudo da história é uma prática complexa por ser marcado por ampla heterogeneidade de posicionamentos. Uma diversidade de critérios, impugnações de argumentos sempre marcou tal esfera, revelando a ausência de consenso entre historiadores e estudiosos. Entretanto tentaremos expor através deste estudo fazendo uso do método materialista da história, que se preocupa com os fundamentos explicativos das transformações sociais engendradas pela sociedade.

2. HISTÓRICO

O serviço social surge da emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o capital e o trabalho. O capitalismo se erguia e cada vez mais buscava estratégias para acumulação e fortalecimento de seus ideias pautados na dominação, na opressão e exploração. Cujos desdobramentos eram a acumulação da pobreza e generalização da miséria.

No âmbito internacional é marcado pela revogação da Lei dos Pobres, promulgada em 1897 (MARTINELLI, 1991, p.55), resultado da organização e luta operária. O surgimento das Escolas Humanitárias com o acirramento da pobreza e a proposta de minimizar as seqüelas da questão social. Um dos desdobramentos significativos deste trabalho de educação social e familiar nos bairros é a criação dos Centros de Ação Social precursor das agências e centros sociais.

A visita domiciliar é uma das práticas mais importantes e utilizadas neste contexto, e marca a racionalização da assistência e de sua organização em bases científicas, tinha como objetivo “[...] conhecer in loco as condições de moradia e de saúde da classe trabalhadora e de socializar o ‘modo capitalista de pensar’ (MARTINELLI, 1991, p. 104).

Deste modo o Serviço Social encontrava-se articulado com os interesses capitalistas, se apresentando alienado e alienante, ratificando sua prática social pela via da função econômica. Vestindo uma ilusão de servi e de serem servidos.

No século XX, para Cassab (2007) o Serviço Social estava presentes na maior parte dos países da Europa e Estados Unidos. Uma pioneira deste movimento foi Mary Richmond, por sistematizar sua prática, caracterizou o problema social, conceituou pessoa e mundo, considerando que o indivíduo só podia ser pessoa se participa do meio social (OLIVEIRA, 1982). Como também lança seu livro ‘Diagnóstico Social’, um clássico da época.

Dessa forma, em sua trajetória, o Serviço Social percorreu diferentes espaços geográficos de atuação, remetendo a operacionalização e a organização da categoria profissional, a diferentes para patamares.

Entre os anos de 1930 a 1945, coincidindo com dois grandes fatos político-sociais: a Segunda Guerra Mundial (Europa) e o período do Estado Novo (Brasil). O serviço social no país brasileiro apresentava um caráter assistencial, caritativo, missionário e beneficente. As primeiras Escolas de Serviço Social foram criadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, através de convênios com o CEAS e os Departamentos de Serviço Social dos Estados para organização de Centros Familiares em bairros pobres (Cassab, 2007).

Segundo Cassab (2007), nos anos 1935 foi criado, através de Lei n. 2.497, o Departamento de Assistência Social do Estado de São Paulo a primeira iniciativa desse gênero no Brasil subordinada à Secretaria de Justiça. E anos depois, outro avanço devemos reconhecer aqui, foi a criação do Conselho Nacional de Serviço Social, em 1938, durante o regime do Estado Novo, através do decreto Lei n. 525, por Getúlio Vargas, vinculado ao Ministério

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com