TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE ATUAIS E TENDÊNCIAS SOCIAIS

Tese: SOCIEDADE ATUAIS E TENDÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Tese  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7

UNIDADE 1

A SOCIEDADE ATUAL E AS TENDÊNCIAS SOCIAIS I

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais são os pontos positivos da globalização?

Os aspectos considerados positivos são mais facilmente identificáveis e de maior aceitação. De modo geral, supõe-se que a maior oferta de capitais disponível aos países emergentes, o acesso desimpedido de seus governos e empresas aos recursos de uma poupança virtualmente mundial e os baixos custos de informação e de transação prevalecentes, devem contribuir para se obter:

• Maior disponibilidade de poupança, condição necessária para a elevação da taxa de crescimento econômico;

• Maior eficiência nos investimentos, direcionando os recursos existentes para as oportunidades mais produtivas.

2. O que as pessoas precisam fazer para terem emprego e vida digna nesse mundo globalizado?

Com o advento das tecnologias da informação e da eletrônica em geral, passaram a ter mais valor os conhecimentos, e as ideias. É a economia do conhecimento, é a economia do capital humano. Assim, a pessoa, a organização e o país que detiverem mais informações, ciência e tecnologia terão melhores condições financeiras, maior capital, e serão mais ricos. Seus habitantes terão mais acesso à qualidade de vida.

3. O que falta para o Brasil ser um país globalizado e desenvolvido?

A única saída para amenizar essa situação é a educação. Educação de qualidade para

todos é a melhor segurança para conseguir e se manter no emprego. Quanto melhor educação mais produtividade. Mais produtividade, melhor salário, melhor educação para os filhos, mais impostos, melhores escolas, melhores estradas, mais cidadania e país mais desenvolvido.

4. Por que existem tantas crianças nas ruas no Brasil e o que precisa ser feito para tirá-las de lá?

As causas de tantas crianças estarem vivendo nas ruas são várias e, entre as principais estão: a falta de amor, a violência doméstica, a exploração do trabalho infantil, abuso e exploração sexual, uso de drogas pelos pais etc. As injustiças sociais promovem os desequilíbrios que desestruturam as famílias e levam, muitas vezes, as crianças para a rua. Melhor educação, amor e compreenção.

5. Quais são os tipos de violência existentes em nossa sociedade e o que nós, pedagogos, podemos fazer para diminuí-la?

A violência psicológica, violência é a doméstica, violência sexual. Os professores devem estar atentos ao comportamento de seus alunos. Uma criança normalmente é feliz, pula, brinca, faz bagunça. Uma criança que apresente um comportamento diferente disto pode estar passando por algum tipo de dificuldade e o professor ao conquistar sua confiança poderá detectar o problema e ajudá-la.

UNIDADE 2

A SOCIEDADE ATUAL E AS TENDÊNCIAS SOCIAIS II

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais são as implicações sociais da falta de ética no Brasil?

A ética deveria estar presente na vida de todo cidadão em todos os momentos e situações.

Normalmente a literatura divide a ética em:

Ética pessoal – diz respeito às ações individuais. São valores e princípios fundamentados nas convicções e particularidades.

Ética pública ou social - diz respeito à responsabilidade da sociedade como um todo

visando o bem comum.

Ética profissional - diz respeito à forma particular de agir do indivíduo em sua atividade profissional em benefício da comunidade na qual está inserido.

2. A mortalidade infantil no Brasil já caiu sensivelmente. Para cair ainda mais esse índice, o que precisa ser feito: pelo governo e por nós educadores.

Para que essas taxas continuem caindo, depender-se-á de recursos, políticas e programas dirigidos não só às crianças, mas também às suas famílias e à comunidade.

3. O Brasil ocupa o 4° lugar do mundo em exploração sexual. Quais são as causas disso? E como acabar com essa vergonha?

Estudiosos apontam como as principais causas da prostituição, a pobreza, fatores psicológicos (problemas afetivos e traumas), abuso sexual infantil, o crime organizado, o comércio de drogas e o turismo sexual, principalmente nas capitais do Nordeste brasileiro. Nota-se que os maiores os índices de prostituição infantil e de adolescentes no Brasil estão em regiões nas quais se encontram as maiores taxas de desemprego e de subemprego. O primeiro passo para acabar, ou pelo menos amenizar o problema é uma forte política de geração de empregos.

4. O que professores, e em especial pedagogos, precisam saber para identificar crianças que sofrem de violência sexual? Identificadas, que medidas devem tomar para punir os criminosos?

Devido a impossibilidade da criança se defender, se prolongam por um período de 1 a 5 anos, causando vários tipos de seqüelas como: medo, depressão, sentimento de culpa, queda de auto-estima, distúrbios alimentares, tentativas de suicídio, desvios de comportamento, comprometimento do quadro emocional, distúrbios severos do sono, dificuldade de aprendizado, isolamento social, conduta regressiva e precocidade sexual.

A educação é fundamental no auxílio contra a exploração sexual de crianças. A escola pode ensinar a criança a evitar situações de alto risco, bem como fortalecê-la para que tenha coragem de se defender ou buscar ajuda.

5. No mundo morrem a cada dia mais de 17.000 crianças de fome. Liste todas as medidas que você imagine serem possíveis para acabar com essa situação, ou mesmo, barbárie.

UNIDADE 3

TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO I

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Em função das tendências sociais e dos problemas no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com