TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saber Ambiental

Trabalho Escolar: Saber Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

O SABER AMBIENTAL

A crise Ambiental pode estar definida como crise de conhecimento. O saber Ambiental que emerge dessa crise de civilização e da racionalidade do mundo moderno plasma-se no espaço de exterioridade do pensamento metafísico e do conhecimento científico que procuram abarcá-lo e atraí-lo para seu centro das atenções.

No entanto, o saber ambiental é expulso do núcleo da racionalidade científica por uma força centrífuga que impulsiona para fora, que o impede de se fundir no núcleo sólido das ciências duras e objetivas, de se subsumir em um saber de fundo, de se engrenar no círculo das ciências e se dissolver em uma reintegração interdisciplinar de conhecimentos.

O saber Ambiental está em fuga; mantém-se em um processo contínuo de demarcação, delimitação, disjunção, desconstrução e diferenciação do conhecimento verdadeiro, do saber consabido, deslocando-se para a exterioridade dos paradigmas estabelecidos, libertando-se do jugo do propósito totalitário de todo pensamento global e unificado. Essa é a vocação do saber ambiental que une as diferentes órbitas de seu pensamento epistemológico.

RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA

A degradação ambiental emerge do crescimento e da globalização da economia. Esta escassez generalizada se manifesta não só na degradação das bases de sustentabilidade ecológica do processo econômico, mas como uma crise de civilização que questiona a racionalidade do sistema social, os valores, os modos de produção e os conhecimentos que o sustentam. A natureza se levanta de sua opressão e toma vida, revelando-se à produção de objetos mortos e à coisificação do mundo.

O impacto dessas mudanças ambientais na ordem ecológica e social do mundo ameaça a economia como um câncer generalizado e incontrolável, mais grave ainda do que as crises cíclicas do capital. A gestão ambiental do desenvolvimento sustentável exige novos conhecimentos interdisciplinares e o planejamento intersetorial do desenvolvimento; mas é, sobretudo um convite à ação dos cidadãos para participar na produção de suas condições de existência e em seus projetos de vida.

O desenvolvimento sustentável é um projeto social e político que apronta para o ordenamento ecológico e a descentralização territorial da produção, assim como para diversificação dos tipos de desenvolvimento e dos modos de vida das populações que habitam o planeta.

O discurso ambiental vai se conformando a partir de uma posição crítica da razão instrumental e da lógica do mercado, que emerge da natureza externalizada e do social marginalizado pela racionalidade econômica. Os pontos cegos e os impensáveis dessa razão modernizante- o ambiente excluído, oprimido, degradado e desintegrado- não se preenchem ecologizando a economia, mas transformando seus paradigmas de conhecimento para construir uma nova racionalidade social. Sob esta perspectiva, o ambiente transforma as ciências e gera um processo de ambientalização interdisciplinar do saber.

A revalorização da natureza induzida pelo ambientalismo emergente está se refletindo na economia pela alta dos preços dos recursos e dos custos ambientais. Porém, o movimento ambiental não só transmite os custos ecológicos ao sistema econômico como uma resistência à capitalização da natureza; as lutas sociais para melhorar as condições de sustentabilidade e a a qualidade de vida abrem um processo de reapropriação social da natureza. Portanto, o ambientalismo está propondo tanto a descentralização do processo de desenvolvimento como uma reconstrução das próprias bases do processo produtivo.

1º Conceito

O desenvolvimento sustentável não se limita a tornar compatíveis a conservação e o desenvolvimento, internalizando as condições ecológicas para um crescimento sustentado da economia; também leva a pensar o ambiente como um potencial para um desenvolvimento alternativo, isto é, para construir um novo paradigma produtivo que integre a natureza e a cultura como forças produtivas (LEFF, 1993).

2º Conceito

Não obstante os diferentes significados que adota nos países do Norte e do Sul, o conceito de ambiente vem evoluindo de uma perspectiva naturalista ou ecológica para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com