TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senai E Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Senai E Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO SÓCIO ECONÔMICO

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

_______________________________________________________________

Disciplina: Antropologia

Professora: Fernanda Marcon

Aluna: Alexandra da Rosa Gouvêa Borges

Resenha do texto: CULTURA, um conceito de Antropologia.

Roque de Barros Laraia

Resenhado por Alexandra da Rosa Gouvêa Borges

O texto se divide em duas partes: A primeira traz um breve histórico do desenvolvimento do conceito de cultura, e a segunda parte como se opera a cultura.

Na primeira parte, o autor fala que havia uma preocupação com a diversidade de comportamentos existentes entre os diferentes povos, sendo várias as tentativas em explicar essas diferenças. Para o autor, o espaço Geográfico como função biológica não explica a diferença entre os homens, mas sim, pelo comportamento dos indivíduos que depende de um processo de aprendizado cultural. Mostra também que é possível existir diversidade cultural em uma mesma área Geográfica.

Para Laraia, a primeira definição de cultura do ponto de vista antropológico pertence a Edward Tylor, que definiu cultura como sendo o comportamento aprendido, capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade. Como exemplo colocado em aula, uma criança abandonada em uma floresta não tem como sobreviver sozinha, ela precisa de um aprendizado, conhecimento, costumes, etc, e para isso acontecer precisa de um grupo. Dentro deste grupo é possível esse aprendizado e é com ele que vai se identificando a cultura. Não depende da genética e sim da natureza física e social do homem para a origem de cultura.

Na segunda parte, ela fala que o homem vê o mundo de acordo com sua cultura e que somos condicionados por nossa herança cultural. Ainda que todos os homens possuam a mesma anatomia, ao invés de ser determinada geneticamente, ela depende de um aprendizado. O indivíduo de um mesma cultura, utiliza o corpo de uma forma diferenciada em função do sexo, a menina se porta diferente do menino, no caminhar, no se vestir, etc. Para o autor fica claro que depende de um aprendizado e que este consiste na herança cultural de um grupo.

Quando um homem vê o mundo sob a ótica da sua cultura, é propenso a considerar o seu modo de vida como o mais correto e natural, este pensamento pode gerar muitos conflitos sociais. Essa convicção de se verem como superiores aos demais, geralmente são utilizadas para justificar a violência para os outros. Dentro de uma sociedade o membro do grupo pode ter tratamento diferenciado, como também um estrangeiro, resultando em preconceitos. Alguns sistemas culturais podem ser catalogados como absurdas e imorais.

O autor fala que a cultura também pode condicionar alguns fatores biológico podendo decidir sobre a vida e morte dos membros do sistema. Em uma situação de crise como a perda da motivação em que os mantem unidos e vivos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com