TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

marco referencial

Expressa a posição do grupo com uma visão mais ampla referente a determinado assunto, seus valores, a direção e participação dos integrantes nas etapas do projeto. Entende-se que ele tem como função tensionar a realidade no sentido da sua superação/transformação e, em termos metodológicos, fornecer parâmetros, critérios para a realização de diagnóstico.

Para a construção, são propostas perguntas que trazem respostas que servirão de subsidio a discussões e debates e às reflexões acerca de teorias e de opções.

Ao longo deste processo, são estabelecidos princípios, valores e aspirações que definem os objetivos e a identidade do projeto.

O marco referencial é composto pelos marcos situacional, doutrinal e operativo. Nesse sentido é primordial que haja uma boa articulação entre teoria e prática.

Situacional é realizada uma referencia, visão do grupo.

Doutrinal os envolvidos assumem uma propósta,

Operativo perativo, momento em que é firmado o ideal de sua pratica, vem com o intuito de ser uma ação transformadora.

VOCÊ SABE QUAL A FUNÇÃO DO A. S. NA PREVIDÊNCIA?

O Assistente Social na Previdência tem a função de fazer o atendimento individual e orientar individualmente ou um grupo de usuários esclarecendo suas dúvidas em relação ao acesso aos direitos previdenciários 

No campo previdenciário, o Assistente Social é um profissional privilegiado, pois dispõe de um documento matriz que orienta o seu fazer na perspectiva de assegurar os direitos dos usuários, sendo esta uma das maiores expressões da renovação profissional em torno da ruptura com o tradicionalismo em âmbito previdenciário. A Matriz Teórico-metodológica do Serviço Social na Previdência Social (1994) propõe um novo paradigma para a intervenção profissional, que tende a situar dentro das ações do Assistente Social um fazer profissional crítico, reflexivo, capaz de responder às demandas sócio-institucionais face o ambiente adverso atual, de desmonte de direitos.

O PERFIL E AS FUNÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL NA ÁREA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

O que?

O perfil do Assistente Social e suas funções na Previdência Social para que os usuários possam usufruir de seus direitos Previdenciários.

Onde?

As informações serão explicadas nas agências da Previdência, sempre que os usuários necessitarem de auxílio e orientação sobre seus direitos. Os usuários serão informados e orientados também durante visita domiciliar que deve ser realizada pelo Assistente Social quando for necessário.

Por quê?

Saber como assegurar seus direitos como cidadãos, ficam perdidos e acabam sendo jogados de um setor público para outro, não conseguindo buscar seus direitos já estabelecidos pelas Leis Brasileiras da Previdência Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com