TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

  1. FAÇA UM APANHADO GERAL SOBRE O CONTEXTO ISTÓRICO DAS  EXPANÇÕES E ORGANIZAÇÕES SINDICAIS ?
  1. MOVIMENTO SOCIAL E MOBILIZAÇÃO QUAL A DIFERENÇA ELABORE UM CONCEITO?
  1. FALE  SOBRE O MOVIMENTO LUDISTA?

O ludismo foi um movimento social que ocorreu na Inglaterra durante o século XIII, foi um movimento que ia contra a mecanização do trabalho proporcionado pelo advento da Revolução Industrial, o ludista era contra as maquinas e a substituição em relação a mão-de-obra humana,porque segundo eles as maquinas eram mais eficientes que os homens,tiravam seus trabalhos requerendo contudo, momentos operários e duras horas de jornadas longa de trabalho , porém sem consciência do verdadeiro inimigo , responsabilizavam as maquinas e a tecnologia pelo desemprego,sendo que o responsável maior e vilão das atrocidade dos problemas que o trabalhador enfrentava  é o capitalismo, só que não era visualizados na época,diferente dos dias de hoje. Essa situação porém desencadeou ações violentas, dos operários voltadas para a destruição das  maquinas como forma de protesto frente as más condições de trabalho que os donos  oferecia.Nesse período foi criado os sindicato,  um período de proliferação das trade-unions associações sindicais, que passaram a negociar os salários e as horas de trabalho,contribuindo para tornar mínimo a concorrência e a luta isolada dos trabalhadores.

  1. FALE SOBRE O MOVIMENTO CARDISTA?

Movimento cartista foi o primeiro movimento da classe operaria a reivindicar direito políticos e a adquirir um caráter nacional, seu intuito   defendia a criação de leis em prol da classe,contra a exploração dos trabalhadores,e revindicar  melhores condições de vida.Porem as propostas centrais que ganhou maior relevância foi  elaborada, em 1838 um documento  chamada a CARTA DO POVO os escrito nela  reivindicava entre outras coisas direito do voto secreto,igualdade de direito eleitorais,o direito do trabalhadores participar do parlamento, a limitação dos mandatos e a diminuição da jornada de trabalho e o aumento salarial. Contudo o movimento cartista, obteve grande importância para que as questões e problemas da classe trabalhadora ganhasse maior presença política.Logo depois de sua existência, diversos leis trabalhista foram criadas no intuito de combater a exploração da força de trabalho e medir as relações entre os operários e a burguesia industrial.

O QUE FOI A COMUNA DE PARIS?

A Comuna de Paris foi uma revolução proletariado, imperfeita não uma revolução burguesa, parcial, meramente política, foi uma revolução social, total, controlada por trabalhadores e membros de classes populares da frança e de outros países que ocorreu na capital francesa entre 18 de março e 28 de maio de 1871. Diante desse contexto a comuna representou padrões de luta nos momentos da tomada do poder e da transição político do Estado Burguês para o Estado proletariado. A revolução de 1871 foi antes de tudo, uma revolução popular, feita pelo próprio povo, surgindo espontaneamente da massa e nela encontrando seus defensores heróis e seus mártires.

Apesar do curto período de sua existência, a comuna de paris esteve na memória, coletiva dos movimentos operários, pelo evento de ter sido a primeira experiência de governo dos trabalhadores, sua organização não procedeu de elaborações teóricas, mas de praticas desenvolvidas em acordo com o que se conhecia e com os objetivos que se pretendia alcançar. A sua intenção era de abolir o capital e as relações de produção capitalista, era colocar limites na exploração do trabalho decorrente das empresas. Comuna foi meramente um movimento social, um evento histórico marcante que cuja recordação traz elementos fundamentais para se pensar a práxis política contemporânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com