TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  23/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO – IESF

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL TURMA C

FABRÍCIA GLEICE MOREIRA CARVALHO

TAYANE GONÇALVES DOS SANTOS

PAÇO DO LUMIAR - MA

2015

FABRÍCIA GLEICE MOREIRA CARVALHO

TAYANE GONÇALVES DOS SANTOS

Trabalho científico apresentado á disciplina de Seminário Temático do curso de Serviço Social do Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF para obtenção de nota.

Orientadora: Prof (a) Ana Luiza Ferreira.

PAÇO DO LUMIAR - MA

2015

FRANCO, Josy Roquete, SILVA, Nelson Vieira da Leitura habilidade essencial no ensino Superior. Disponível em (sete) Assino em 13 de maio de 2015.

PARAFRÁSE

“Os Assistentes Sociais são profissionais que cursam uma faculdade de serviço social (reconhecida pelo Ministério da Educação) e possuem registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do Estado em que trabalham”.

Os Auxiliadores Públicos são profissionais que freqüentam uma instituição ensino superior de serviço social (identificada pelo ministério da educação) e obtém inscrição no lugar em que labutam.

“Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso ás políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura. Analisam as condições de vida da população e orientam as pessoas ou grupos sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender ás suas necessidades sociais”

Pesquisam, realizam, organizam e efetuam propostas, esquemas e plantas para providenciarem os direitos dos cidadãos e conectá-los ás políticas públicas, como ao vigor, ao ensino, a previdência social, a moradia, ao amparo social e ao conhecimento. Pesquisam as situações dos cidadãos e aconselham os mesmos a como obterem conhecimento, terem acesso aos direitos e trabalhos para responderem ás suas dificuldades sócias.

“Assistentes sociais podem ainda trabalhar como docentes nas faculdades e universidades que oferecem o curso de Serviço Social”.

Auxiliadores públicos são capazes de exercerem a função de professores nas instituições de ensino superior que disponibilizam aula de Serviço Social.

“Cabe destacar que, durante o atendimento individual, assistentes sociais devem garantir sigilo á pessoa que é atendida”.

Vale ressaltar que, ao longo da ajuda ao cidadão, auxiliadores sociais são obrigados a manter segredo ao individuo que é ajudado.

FRANCO, Josy Roquete, SILVA, Nelson Vieira da Leitura habilidade essencial no ensino Superior. Disponível em (sete) Assino em 13 de maio de 2015.

RESUMO

É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção do conjunto de desigualdades que se originam do conflito entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. Inserido nas mais diversas áreas (saúde, previdência, educação, habitação, lazer, assistência social, justiça, etc.) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais, o assistente social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo e de prestação de serviços. Hoje a profissão encontra-se regulamentada pela Lei 8662 de 07 de junho de 1993 que legitima o Conselho Federal de Serviço Social e Conselhos Regionais. E, fundamentalmente, definem em seus artigos 4º e 5º, respectivamente, competência e atribuições privativas do assistente social.

FRANCO, Josy Roquete, SILVA, Nelson Vieira da Leitura habilidade essencial no ensino Superior. Disponível em (sete) Assino em 13 de maio de 2015.

ESQUEMA DO ARTIGO

Titulo e subtítulo

Serve para que o leitor ao se deparar com o enunciado reflita sobre o tema principal do artigo.

Nome do autor ou filiação

Faz-se necessário identificar o nome do autor para que o artigo possa ser citado de forma correta pelos leitores. (no rodapé faz-se necessário que o autor do artigo se apresente de forma clara e objetiva).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com