TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  8/9/2015  •  Resenha  •  5.253 Palavras (22 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 22

Os dois brasis

Vamos apresentar o que evidencia algo que raramente é feito, onde as pessoas não podem ver por que já tem os olhos e também a consciência acostumados a essa realidade. No primeiro Brasil que poderia ser confundido com a Bélgica ou com algum país europeu uma população onde a maioria e branca e amarela. No outro Brasil o segundo, atrasado e pobre temos um povo marcadamente não branco, onde predominam pretos e pardos e pouco índio remanescentes, mas o q chama a atenção em outro aspecto é q apesar de serem dois mundos nada parecidos, em termos econômicos e sociais, a cultura vivida por eles é a mesma. Há situações especiais que as pessoas desses dois mundos se fundem. Dois ex: futebol e carnaval, mas porem no dia-a--dia as coisa estão bem separadas. Ha mais q um apartheid social é quase racial mesmo ex: uma domestica q vive em guaianas (zona leste de São Paulo) ou em Bangu (subúrbio do Rio de Janeiro), ao vir trabalhar não zona leste de um das cidades, utilizara um transporte precário. Gado costuma ter mais conforto do que pobre ao ser transportado no Brasil . Devido a uma viagem desconfortável e atribulada, nossa domestica poderá chegar já estressada ao seu destino. Usara o elevador de serviço para ir ate o andar onde trabalha. Passem com as sandices nacionais o outro elevador no qual os patrões sobem é chamado de social tem uma exagerada dos de ironia em tudo isso. Finalmente nossa domestica chega ao seu local de trabalho pela porta de serviço onde ganha o pão de cada dia. Se pernoitar no trabalho ficara em um cubículo chamado quarto de serviço. Há certa incomunicabilidade entre os dois Brasil, mas nossa domestica transita entre um Brasil para o outro sem contaminar ambos. Um antropólogo revela que o apartamento no Brasil se origina daquela cultura curtida pelo longo escravismo que aqui se deu, revela também que não se levavam em conta a organização social do espaço, onde se tem por perto os empregados, mas sem que eles se misturem com os patrões, em 1920 o mercado imobiliário cria apartamentos que reproduz o espaço da casa-grande e senzala, onde se aperta os empregados para criar um espaço familiar adequado para as famílias brasileiras. Todo conheceu o tradicional quarto de empregada, com a sua porta pra a área de serviço o tanque, e também do elevado de serviço, q nem na África em plena apartheid teve peito de desenvolver. Pensamos que, aqui o arquiteto antes de receber seu diploma deveria experimentar viver, pelo menos um mês, no cubículo reservado as empregadas.

A GUERRA É AQUI

Há aqueles que colocam como exagero a colocação de que viemos de uma guerra civil. Nas grandes cidades brasileiras, e já nas medias também, todos temos em mente o cadastro dos lugares onde não se deve ir para não correr riscos. Quem paga para ver, na maioria das vezes, vê. Aqui em diversas

ocasiões as crianças são temidas. E o Pedro: em boa parte das vezes, com razão.

A guerra no Brasil não é com os países vizinhos, pois vivemos em paz com aqueles que faziam fronteira conosco. Nosso pais é um dos que menos gastam com armamentos, entretanto desconfiamos, e muito dos que aqui vivem. O pano de fundo dessa guerra tem a ver com a nossa historia e com tudo que já vimos ate agora. Ha proeza que evidencia isso de forma espetacular nosso pais foi um dos que mais cresceram no século xx. Esses dois Brasis são capitalistas onde o negro foi escravizado durante a maior parte do tempo, para cada cinco anos de vida que os pais tiveram quase quatro foram de escravidão. È muito tempo, a possibilidade de incluir o negro não bate com aquilo que esta estabelecido na consciência das pessoas. Esses entendimentos de não incluir o negro vale inclusive para significativa parte dos próprios negros.

O BRASIL NÃO E A AFRICA; É PIOR.

O direito deveria ser uma estrada q nos levasse a todos a um ideal de justiça. Entretanto no Brasil essa rota beneficia sempre os mesmo, a cadeia aqui é para os dois pés preto e pobre. Alguém conhece algum banqueiro preso?Alguns grandes se negado de imposto? O mesmo para ricos em geral. Só na Bahia que possui uma população te predomina negra o Banco Central informa que houve a evasão de 500 milhões de reais de um banco e quebrou não se trata de um dinheirinho qualquer é uma montanha de dinheiro, não existe evasão de dentro pelo menos naquele montante, mas sim desvio de recursos relevantes, Nixon tipo de roubo chamo do de colarinho branco não só costuma o colarinho ser branco, mas o dono do pescoço também, pois bem ninguém foi preso nesse rumor osso caso o corrido no bando baiano. A economista de linha ortodoxa, Nancy Birdsall classifica o Brasil como provavelmente o pais mais desigual do mundo.

O PRIMEIRO BRASIL

É importante esclarecer o moderno da modernidade, pois são conceitos diferentes. O Brasil moderno, que vemos pouco tem de modernidade. Neste recanto do planeta busca usufruir do bom e do melhor, esse Brasil é praticamente habitado por brancos e orientais. A maioria descendentes de japoneses, chinesses e coreanos habitam esse Brasil. Toda via o grosso da população é branca. Pardos são poucos retos raríssimos, Esses negro-descendentes não recebem o mesmo tratamento nesse primeiro Brasil e nem tem as mesmas oportunidades que os demais habitantes. Este Brasil modernoso, pois trabalha com a alta tecnologia consomem bens sofisticados e modernos, entretanto aqui não se cultua a modernidade, que busca o

crescimento com equilíbrio social. A inclusão, a cidadania ela igualdade de oportunidades fazem parte da liturgia da modernidade – componentes us entes no Brasil rico.

O BRASIL QUE TEM COR

O segundo Brasil pobre e atrasado ETA muito distante do Brasil moderno, apesar de ambos ocuparem o mesmo espaço território, boa parte da dos habitantes desse Brasil, se preocupa e muito ,quando despertam, se vão durante a que Le dia se alimentar. Fazer duas refeições representa vitoria por mai um dia sobrevivido. Nesse outro lado dos pais, hão dito popular eles que são branco q se entende são os poderosos do primeiro Brasil.

Uma sociedade ensanduichada

Se ficar o bicho pega se correr o bicho come. A insegurança no segundo Brasil, ao contrario do primeiro, tem duas faces. Só rico remediado teme ladrão, assaltantes e rapta dores. Quem pensa que é muito, não se da conta do que ocorre do outro lado. Não é sem motivo que as estatísticas que ponta um numera bem superior de mortos e feridos no Brasil que tem cor. Alem da violência provocada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com