TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

A ginastica sempre esteve atrelado ao movimento corporal, podendo está manifesta-se de diferentes maneiras a depender da cultura humana a ela associada. Partindo do pressuposto de que a ginastica é uma criação do homem ele vem acompanhando os avanços que se deram ao longo dos anos pela humidade. O que também não foi diferente no ambiente escolar.  Ultimamente poucos professores aproveitam a ginastica nas suas aulas de educação física, prevalecendo ainda as modalidades esportivas, por ela ser vista como uma modalidade que tem por objetivo forma ginastas para competir.

Como um conteúdo escolar nas aulas de Educação Física, a ginástica vem perdendo seu potencial pedagógico tem sido substituída por outras modalidades esportivas influenciadas pelas diferentes culturas. A ginástica por sua vez é um exercício físico que existe há muito tempo, com o intuito de prover corpos ágeis, saudáveis e com mais força, no entanto o termo moderno vem se diferencia quantos essas caraterísticas, distinta de como é vista hoje a palavra ginastica já exibiu diferentes características e manifestações, que variaram desde a educação corporal, eficiência fisiológica, terapêutica, estética e moral, inclusive a preparação militar        .

Os métodos ginásticos surgem em regiões da Europa (Alemanha, Suécia, França e a Inglaterra), especificamente a partir do ano de 1800, com formas distintas de encarar os exercícios físicos. Com essas escolas a ginastica passou a ser cientifica, ou seja, a sistematização da ciência e da técnica. Diante disto a Ginastica se afirmou como um instrumento de aquisição de saúde, de formação estética e de treinamento de soldados. Diante dessa transição histórica, a ginastica científica ganha uma conotação atual.

A criação da disciplina de educação física no Brasil, teve forte influência dos métodos ginásticos europeus. Porém no contexto atual está sendo em muitos momentos sendo esquecida nas escolas.

Através de um estudo feito referente ao contexto da educação física no Município de Brejo Santo-CE, foram analisados os dados obtidos nas entrevistas feitas com professores a respeito do tema. As perguntas feitas nas entrevistas foram as seguintes: É importante trabalhar o conteúdo ginástica nas aulas? Por quê? O que você conhece a respeito da ginástica?

Para a primeira pergunta tiveram como resultado unanime que a ginástica “ é muito importante” com algumas particularidades em suas respostas. Uns falaram sobre o trabalho corporal e a proporção de maior elasticidade, outros da importância na coordenação motoro dos indivíduos, flexibilidade. Um professor de escola privada traz outra visão da ginástica ministrada por ele, a ginástica localizada, falando da satisfação pessoal dos alunos com essa pratica, pois eles afirmaram dar continuidade fora da escola em academias a essa prática.

Essa afirmação exibe a importância desse conhecimento na escola para o incentivo a pratica física mesmo despois de adultos, uma criança com conhecimento sobre ginástica básica apresentara mais facilidade para faze-los. A educação física e capaz de associar a consciência à ação, contribuindo na execução de movimentos que se utilizam da ginástica e na vida para realizar atividades do cotidiano, logo a ginastica é associada à conceito de movimento como forma de manter e gerar a saúde, objetivando o desenvolvimento integral das potencialidades físicas e motoras do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com