TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  21/10/2015  •  Monografia  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]                                              Araranguá

                                             12/10/2015

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



SUMÁRIO

1Introdução...............................................................................................................1

2 Desenvolvimento...................................................................................................2

2.1 O que é homofobia ?.........................................................................................2

2.2 De onde vem?....................................................................................................3

2.3 O que ocasiona?................................................................................................4

4. Conclusão..........................................................................................................  5

7. Referencias........................................................................................................ 6


1

     

1 INTRODUÇÃO

        

        

A produção textual a seguir tem como objetivo aprofundar os conhecimentos do aluno, sobre a questão da homofobia e as diversidades sexuais. Mergulhando em um universo bem conhecido ,mais que quando visto de um ângulo diferente pode surpreender ainda mais.

        O objetivo principal deste trabalho e mostrar para o aluno do curso de “serviço social”, que as diversidades sexuais nem sempre são encaradas de maneira positiva pela sociedade, e que muitas vezes é difícil aceitar o relacionamento homoafetivo. Por mais que este assunto já esteja tão difundido entre as pessoas o preconceito ainda existe , e vem ganhando cada vez mais força reprimindo esta classe de indivíduos .

     

2

       2. DESENVOLVIMENTO

       2.1 O QUE É HOMOFOBIA ?

A homofobia nada mais é do que o medo ,ódio e preconceito , que algumas pessoas e grupos de pessoas sentem contra  gays ,lésbicas, transexuais e bissexuais .Muitas vezes isto ocorre por essas pessoas não terem definido sua real opção sexual.

Esta indecisão na maioria das vezes, acaba gerando revolta discriminação e até mesmo violência, que acaba atingindo as pessoas que já definiram suas opções sexuais. Mas também tem a questão religiosa e cultural , que influenciam diretamente na formação da opinião destas pessoas. Existem países onde é aplicada a pena de morte para quem é homossexual.

Alguns casos de homofobia ocorrem , por que desde cedo  as próprias famílias ensinam que homossexualidade é algo ruim como uma doença , algo abominável e terrível .Isto acaba gerando preconceito e em alguns casos a não aceitação da sua identidade sexual.

3

                                                                                                                                                                       

       2.2  DE ONDE VEM?

A homofobia pode ter várias origens ,não tem como sermos precisos em dizer que a homofobia tem uma origem especifica .Na verdade a pergunta correta seria “o que motiva?”. Pois a homofobia é movida por motivos ou razões que as pessoas tem ou não ,para perseguirem a opção sexual das outras. As pessoas que são homossexuais não querem ser diferentes , simplesmente elas querem ter o direito de ser como elas são e viver em harmonia com a sociedade .

Segundo o psicanalista italiano Contardo Calligaris , a homofobia surge da necessidade que a pessoa tem em reprimir parte da sua própria sexualidade, pois é muito mais fácil reprimir a sexualidade do outro do que assumir a própria . O homofóbico é alguém que está agindo neuroticamente para reprimir parte de sua homossexualidade. Segundo Contardo isto já é o suficiente para gerar a homofobia. Mas também existe a questão da mídia cultural que acaba influenciando através de novelas, seriados dentre outros programas de televisão ,na repressão perceguição destes grupos de pessoas. Enfim dentre estes e muitos outros fatores  é que surge a homofobia .

4

                                                                                                                                                                           

2.3 O QUE OCASIONA?

        A homofobia causa muitos danos , que vão desde danos morais quando as pessoas são agredidas verbalmente e danos físicos quando estas pessoas sofrem violência ,muitas vezes ocasionando a morte . Existem gangs que saem na noite aterrorizando e atacando homossexuais .

        

        Nas escolas, nas baladas , no trabalho estas pessoas sempre acabam sofrendo algum tipo de discriminação. Infelizmente o preconceito ainda existe está presente em todos os lugares .Aqui no Brasil isto fica mais evidente ainda, pois as leis para este tipo de crime são muito brandas e esses casos quase sempre acabam ficando impunes . O politicamente correto do Brasil é muito precário se compararmos ao dos EUA. Aqui as pessoas se autorizam a dizer coisas que lá seriam impensáveis .As piadas de discriminação deveriam ser proibidas . E deveria ser possível agir legalmente contra este tipo de incitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com