TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE EDUCAÇAO SUPERIOR, TREINAMENTO, CONSULTORIA E ASSESSORIA-IES

Aluno (a): Enir do Nascimento Sá Arruda

                                           Elizangela Maria da Silva

GRAJAÚ-MA

2015

PROBLEMA REAL E PROBLEMA CIENTIFICO

TEMA:

“Ludico na pré-escola: desenvolvimento da aprendizagem.”

Não cabe a educação infantil desenvolver programas de disciplina, mas trabalhar com atividade que enfoquem, através de um planejamento lúdico pedagógico, dimensões cognitivas, afetivas, peceptivo-motoras, sociais, valorativas e dialógicas. Este conjunto multifacetário vai conduzindo a criança compreender e a gerir o espaço, o tempo e a sua teia de ambiência. Mas do que isso faz com que ela absorva e reconstrua parâmetros para a cooperação, a tolerância, o respeito aos outros, a autonomia.

O Lúdico aos poucos esta sendo trabalhado dentro das salas de aula e vem mostrando como melhorar o rendimento da criança na sua aprendizagem. O brincar torna-se importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos que vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade. Como podemos perceber, os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva.

As ações com o jogo devem ser criadas e recriadas, para que sejam sempre uma nova descoberta e sempre se transformem em um novo jogo, em uma nova forma de jogar. Quando a criança brinca, sem saber fornece várias informações ao seu respeito, no entanto, o brincar pode ser útil para estimular seu desenvolvimento integral, tanto no ambiente familiar, quanto no ambiente escolar.

Alfabetizar através do lúdico é uma forma de chamar atenção da criança, e da entender a ela que é gostoso e simples ler e escrever é um processo de relacionamento entre símbolos escritos e unidades sonoras onde pode distinguir entre o signo e seu significado de forma clara.

Na educação de modo geral, e principalmente na Educação Infantil o brincar é um potente veículo de aprendizagem experiencial, visto que permite, através do lúdico, vivenciar a aprendizagem como processo social.

A proposta do lúdico é promover uma alfabetização significativa na prática educacional, é incorporar o conhecimento através das características do conhecimento do mundo. O lúdico promove o rendimento escolar além do conhecimento, oralidade, pensamento e o sentido. Entretanto, compreender a relevância do brincar possibilita aos professores intervir de maneira apropriada, não interferindo e descaracterizando o prazer que o lúdico proporciona.

OBJETIVOS

  • OBJETIVO GERAL

  • Descrever a importância de se trabalhar o lúdico como recurso pedagógico na pré-escola para o desenvolvimento da aprendizagem.
  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Destacar a importância de trabalhar o lúdico na educação infantil;
  • Analisar as contribuições que trazem para as crianças e os educadores;
  • Desenvolver recursos que possam facilitar aos profissionais;
  • Traçar metas e estratégias que viabilizam uma maior interação entre os educadores e educandos em prol do conhecimento.

TAXONOMIA DA PESQUISA

Através deste busca-se métodos eficazes para uma aprendizagem da criança e seu desenvolvimento afetivo, cognitivo, social da criança promover ampliação de sua experiência e conhecimento da natureza e pela convivência da sociedade.

BIBLIOGRAFIA

Carneiro, Moacir Alves. LDB fácil. Edt. Vozes. 18ª Ed. Atualizada e ampliada.

Raul, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na Educação. Editora Ibpex, 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com