TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  20/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

Viviane Oliveira Souza                                                                                 Estágio Serviço Social                                                                     Supervisora de campo: Camila Araújo

FICHAMENTO DO TEXTO, POLÍTICAS SOCIAIS E ASSISTÊNCIA SOCIAL.

 

   Política social são representantes das atuações do poder político apontando o bem-estar da população, a base da classe social e contesta em último lugar interesses das classes dominantes.  O que é considerado motiva os princípios, e as normas jurídicas, o e funcionamento estável das instituições administrativas do Estado, procedem de uma percepção na relação do indivíduo um sobre o outro, ou seja, a dependência que a um tem do outro para a vida em sociedade o mesmo acontece com política e a política social com o ser social e a democracia o dinamismo corresponde a uma sociedade de direitos governamentais jurídicos e sociais.  

   Sistema Único de Assistência Social é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. A finalidade da política sociais é criar projetos e programas para   a redução das desigualdades sociais como um todo envolvendo trabalho, saúde, educação, esporte e lazer dessa forma o estado assegura condições de vida mínima as famílias carentes, de forma que essa família venha ser inserida nos projetos dando lhe benefícios para uma melhor renda e viabilização de seus direitos, a parti de acompanhamentos essas famílias são assistidas e incluídas socialmente. A proteção social básica tem por objetivo prevenir a violação dos direitos sua porta de entrada e ações executivas são Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, é o setor de atendimento as famílias em conjunto e fortalecimentos de vínculos. O SUAS define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política de Assistência Social, possibilitando a normatização dos padrões nos serviços, qualidade no atendimento, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede sócia assistencial.  

   No Campo da Assistência Social o Assistente Social atua diretamente com as demandas sociais no interior dos Centros de Referência de Assistência Social intervindo através de seu papel profissional. De acordo com o MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome e a Política Nacional de Assistência Social – PNAS, tem como seu foco o Sistema Único de Assistência Social que prevê a proteção social a quem dela necessitar. Assim, materializa-se a articulação de projetos e programas que garantam a cidadania. Nesta perspectiva de direitos sociais, utiliza-se a administração descentralizada e participativa que determina um caráter técnico  político.

   O Serviço Social é uma profissão regulamentada que busca a garantia de direitos dos indivíduo levando para seu âmbito de trabalho suas capacidades de exercer melhoria para a sociedade seja ela qual for sua área de atuação sempre buscando planejar, administrar, executar, assessorar, monitorar e avaliar política planos programas e projetos sociais.  Código de ética é a base de muita importância que direciona o profissional por meio das leis mencionadas pelos direitos e deveres. 

  A assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, visando ao enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com