TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social em andamento

Por:   •  16/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 6

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS NO COTIDIANO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS).

Relatório solicitado como pré-requisito para avaliação do semestre das disciplinas: Fundamentos Das Políticas Sociais; Psicologia E Serviço Social II.

IRECÊ, SETEMBRO DE 2015.

Apresentação

Esse trabalho foi realizado através da observação do estudo de caso onde foi analisado o caso do usuário que se encontra a cada dia com mais ociosidade na espera do atendimento médico. Foi detectado que na sala de espera eles necessitam de intervenção social interdisciplina para a ocupação do seu tempo podendo ser ofertado palestras preventivas com o usuário, possibilitando a esse a interação do conhecimento do sistema único de saúde (SUS) com os direitos de cidadão respeitados e tendo propostas ações preventivas de recuperação do controle do processo de saúde/doença.

Aqui se pode refletir sobre a atuação dos profissionais do serviço social na área da saúde assim como os desafios enfrentados no dia a dia numa (UBS), junto a argumentos confirmados pela legislação pertinente serão abordados diretrizes que orientam o trabalho, obstáculos que podem ser encontrados, sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho.

O foco se dá pela questão da violência contra homossexuais, violação de direitos das crianças e adolescentes e solução de tais questões.

DIRETRIZES QUE ORIENTAM O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL EM UMA UBS.

O Conselho do Serviço Social (CFESS) é uma autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender e o exercício profissional do Assistente Social em que as entidades vêm promovendo ações políticas para construção de um projeto para a sociedade, radicalmente democrático, antecapitalista em defesa da classe trabalhadora.

O Serviço Social foi uma das primeiras profissões da área social a ter aprovado lei de regulamentação profissional com o direito que determinou em seu artigo 6º que a disciplina e fiscalização do exercício profissional presentes no Conselho federal de Assistência Social (CFESS) e no Conselho Regional do Assistente Social (CRAS).

Com o processo de renovação do CFESS e seus instrumentos normativos ou o código de Ética, a Lei que regulamenta o profissional e a política nacional de fiscalização de seus usuários a partir dessa concepção, compreendendo a sua centralidade como eixo articulador das dimensões políticas, formativas e normativas. Passando a ter o caráter de lutar, capaz de politizar, organizar e mobilizar a categoria, na defesa do espaço de atuação profissional e defesa dos direitos sociais.

OBSTÁCULOS ENCONTRADOS PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO

Um dos maiores obstáculos do assistente social e a sua trajetória de profissional reconhecida e inserida na divisão do trabalho que permite identificar os avanços conquistas no sentido de consolidar uma produção de conhecimento que se dá uma sustentação e teoria para intervir na realidade social de forma crítica e criativa. Isso ocorre no processo de intervenção e se faz com respaldo do projeto ético e político, sempre comprometido com os interesses coletivos dos cidadãos e com a construção de uma sociedade justa.

SUGESTÕES PARA O APERFEIÇOAMENTO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Com base e estratégia do PSF, são priorizadas ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas de forma integral ao atendimento prestado na Unidade Básica de Saúde (SUS), através da rede de serviços complementares para desenvolver ações de acolhida. Assim como, os cuidados e proteção como parte da política de proteções às vítimas de danos, violência familiar e sexual, deficiência e fragilidade pessoal e associadas a vulnerabilidade.

RESUMO DAS INFORMAÇÕES LEVANTADAS

Diretrizes que orientam o trabalho do Assistente Social em UBS.

Obstáculos encontrados para a realização do trabalho.

Sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho do Assistente Social.

O Conselho do Serviço Social (CFESS).

Tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender e o exercício profissional.

Reconhecimento e inserção na divisão do trabalho.

Desenvolver ações de acolhida.

Constituição Federal.

Trata da lei que reza os direitos e deveres de todos os brasileiros.

Sabe-se que há um empasse em transformar essas politicas publicas em efetivas politicas do estado.

Priorizar ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas de forma integral.

Código de Ética.

Lei que regulamenta o profissional e a política nacional de fiscalização de seus usuários.

A questão da descriminação e desrespeito com as pessoas do grupo LGBT.

Proteger às vítimas de danos, violência familiar e sexual, deficiência e fragilidade pessoal e associadas a vulnerabilidade.

Lei especial que prioriza os direitos das crianças e dos adolescentes.

Fatores como a violência, a pobreza e a prostituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com