TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Gestão Ambiental

Dissertações: Sistema De Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO pag. 2

A DELIMITAÇÃO DO TRABALHO pag. 3-5

PROPOSIÇÃO DAS FASES DE IMPLANTAÇÃO pag. 5-8

CONSIDERAÇÕES FINAIS pag. 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS pag. 9

INTRODUÇÃO

No sentido de desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental de ecoeficiência adotamos a instituição Axé Assessoria em Informática como estudo de caso. Identificamos que apesar das questões favoráveis de evolução empresarial a mesma ainda não conseguiu desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental, sendo atualmente o seu calcanhar de Aquiles.

Neste sentido a empresa Axé Assessoria em Informática, demonstrou interesse satisfatório a sua implantação colocando-se totalmente a disposição para desenvolvimento do mesmo.

O trabalho aqui desenvolvido integra o Projeto Interdisciplinar aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II – PROINTER II da Universidade Anhanguera e tem o objetivo dos discentes apresentarem o conhecimento assimilado do currículo disposto no segundo semestre de 2013.

Pretende-se ao final comprovar que o impacto dos problemas ambientais atinge a todos e que o desafio agora é como desenvolver metodologia de inovação que permitam que as organizações mantenham-se no mercado, transformando ameaças em oportunidades e como converter oportunidades em resultados sustentáveis ao longo do tempo.

O presente trabalho foi dividido em duas etapas, levantamento bibliográfico sobre a temática da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental em instituições de ensino, utilizando como recurso de pesquisa: livros, internet e artigos relacionados ao referido tema.

Em um segundo momento, foi feita uma pesquisa de campo, usando como instrumento de coleta de dados, entrevistas e documentos junto à instituição pesquisada. As entrevistas foram realizadas com a direção da instituição, coordenações, corpo docente e discente, colaboradores, e integrantes da comunidade através da Associação de Moradores local, envolvendo questões abertas.

A pesquisa foi realizada na cidade de Salvador-Bahia, no Pelourinho, no período de setembro a novembro de 2013.

A DELIMITAÇÃO DO TRABALHO

Com a intenção de contribuir para a formação de uma consciência ambiental, este trabalho se propõe a desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental, objetivando promover a defesa e o respeito ao meio ambiente, o compromisso com sua a preservação e conservação, oportunizando a geração e transferência de conhecimentos e tecnologias para a comunidade.

Para tal, será utilizada como Ferramenta a elaboração de um Estudo de Caso na empresa Axé Assessoria em Informática, instituição constituída em 1996, a partir da conexão de três graduados em Administração, que recém formados, tiveram a idéia de explorar a novidade da informática no país tendo como meta disseminar o acesso as novas tecnologias. A empresa atua especificamente no desempenho das atividades diretamente ligadas à atividade educacional de informática e comunicação.

Localiza-se no Centro Histórico da cidade do Salvador, no Pelourinho, tendo como donos Lúcia Camargo Silva, que tem a função de administradora geral e Carlos Lima Pacheco responsável pela supervisão programática.

A infra-estrutura apresenta tecnologias e metodologias que contribuem para a melhoria do uso dos recursos, todavia torna-se urgente disponibilizar informações sobre estas questões ambientais e dialogar com a sociedade.

A empresa ocupa um espaço de 460 mts2 quadrados, distribuídos em: quatro salas, perfeitamente acondicionadas, de oferta de cursos de tecnologia e informações, uma sala de recepção, na lateral dois banheiros, dois escritórios para os dirigentes composta com banheiros, uma sala de coordenação dos cursos, uma sala para os educadores, uma cozinha tipo americana, quatro laboratórios de informática, uma biblioteca com vastos títulos da área de tecnologia e comunicação, uma área de circulação. Conta com equipamentos como bebedouros, data show, retroprojetor, computadores, copiadoras de documentos, notebooks, equipamentos de Áudio e Vídeo, entre outros.

O Ambiente possui uma decoração rústica, suave com cores leves e tenaz, adequada ao conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Salvador. A matéria prima fundamental para a prestação de serviços a qual se dispõe é o conhecimento e informação, por isso seus donos e colaboradores vivem constantemente em processo de formação.

O ponto forte da empresa para a implantação do SGA é a sua localização que convive com uma cultura multirracial e sítios arqueológicos, além de possuir um planejamento estratégico participativo, treinamento constante e interativo, desenvolver pesquisas de mercado e auto-análise, excelente mecanismos de comunicação interna e externa, oferecer cursos gratuitos à comunidade na área de hardware e software.

Segundo Albano, é fundamental no desenvolvimento de um Sistema de gestão ambiental procurar identificar os aspectos positivos inclusos nos objetivos, missão e valores defendidos pela empresa. Neste sentido, identificamos como objetivos específicos da empresa a oferta de um ambiente adequado para atração da clientela e satisfação dos colaboradores, com densidade de inteligência e conhecimento do ramo; grande potencial de criação e inovação da cadeia produtiva, articulando e integrando as competências; suporte necessário a equipe, desde os operacionais ao conhecimento; promoção de rede de integração entre clientes e colaboradores; treinamento e capacitação eficaz da equipe; fórum interligado de clientes, fornecedores, funcionários e concorrentes.

Vislumbrando sua missão percebemos que a empresa buscas tornar-se referência no ramo de assessoria na área de informática, oferecendo formação e acesso aos setoresa sócio-econômico desfavorecidos, respeitando a cultura e a multiracialidade nordestina, cosntituindo-se como uma empresa socialmente responsável; destacando-se entre seus valores entender as necessidades do mercado e das pessoas em seus aspectos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais, comprometendo-se com a efetiva responsabilidade social, entendendo que a melhoria da qualidade de vida é responsabilidade de todos. Os seus princípios prima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com