TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Econômicos: Capitalismo E Socialismo

Monografias: Sistemas Econômicos: Capitalismo E Socialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  2.462 Palavras (10 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA ECONÔMICO: CAPITALISMO

Conceito

Sistema econômico, político e social, no qual os proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, onde as transações são de natureza monetária. É um sistema de organização de sociedade baseado, na propriedade privada dos meios de produção e propriedade intelectual, e na liberdade de contrato sobre estes bens (livre-mercado).

Origens

O Sistema Capitalista iniciou no século XV até XVIII, através da acumulação de capital por meio do lucro advindo do comércio e pela exploração do trabalho humano, seja assalariado ou escravo. Em meados do século XVIII, com o advento da máquina a vapor, do tear mecânico e outras técnicas surge a Revolução Industrial. A Revolução Industrial iniciou na Inglaterra, em 1750, quando o homem passou a comprar o trabalho de outro homem em troca de salário.

No meio social, a principal mudança foi o surgimento da classe operária, as quais passaram a viver em condições precárias nas cidades, morando em cortiços, submetendo-se a salários injustos, com longas jornadas de trabalho e sem nenhum direito trabalhista.

Posteriormente surge a atividade bancária, ou seja, empréstimos de dinheiros a juros, em que a moeda tornou-se o principal produto do Sistema Capitalista.

Caracterização

1) Capitalismo Comercial: esse termo se deu porque o acúmulo de riquezas ocorreu por meio das atividades comerciais, iniciando-se com as grandes navegações. O acúmulo de riqueza era gerado através do comércio de especiarias e matérias-primas não encontradas em solo europeu A economia nesse contexto histórico era alicerçada sob a intervenção governamental, pois promovia e aumentava o poder de Estado. A riqueza e o poder de um país eram avaliados segundo o grau de ouro e pedras preciosas.

2) Capitalismo Industrial: Inicia-se com a Revolução Industrial, marcado por transformações na economia, na sociedade, na política e na cultura. Uma de suas transformações mais importante foi a de transformar do meio natural, uma quantidade maior de produtos aos consumidores, o que multiplicava o lucro dos produtores e a produção era representada em série.

3) Capitalismo Financeiro: Iniciada após término da Segunda Guerra Mundial e estendendo-se até os dias de hoje. O acúmulo de riqueza é gerado pelo surgimento de grandes corporações que produzem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos, e pela movimentação desses lucros auferidos, visando a sua multiplicação, através do sistema financeiro. Com a consolidação do sistema capitalista e a ampliação do capital no mercado mundial passou a surgir e crescer rapidamente várias empresas, por causa do processo de concentração e centralização de capitais. A grande concorrência favoreceu as grandes empresas, o que levou a um novo arranjo do espaço geográfico, através de fusões de empresas e incorporações, trazendo monopolização em muitos setores da economia. A expansão do mercado de capitais é uma marca do capitalismo financeiro, onde as empresas aumentam seus capitais através das vendas de ações.

Pontos positivos

• Invejável produção de riqueza, responsável pela ascensão econômica do antigo proletariado. Hoje, essa riqueza ultrapassa as épocas históricas anteriores, impulsionada por novos métodos e meios de produção, treinamento especializado dos trabalhadores, descoberta de novas matérias-primas e desenvolvimento tecnológico;

• O indivíduo depende, basicamente, do seu próprio esforço, por ter direito a acumular e desfrutar dos produtos gerados por este esforço, por ter de assumir e colocar em risco seu próprio patrimônio é altamente motivado a utilizar seus recursos (materiais e intelectuais) da melhor forma (mais eficiente) possível;

• Pouca ou mínima intervenção estatal (liberalismo e neoliberalismo). O Estado tem como função econômica regulamentar os mercados, deixando à livre iniciativa, o planejamento e as ações necessárias a sua sustentabilidade;

• Baixa taxa de analfabetismo;

• Elevada renda per capita;

Pontos negativos

• Caracteriza-se pela concentração na repartição da renda, riqueza e poder;

• Tende a prevalecer a desigualdade e exclusão social, pelo avanço do capitalismo selvagem;

• Exploração da mão de obra, dos países subdesenvolvidos/terceiro mundo.

SISTEMA ECONÔMICO: SOCIALISMO

Conceito

Sistema econômico, político e social caracterizado pela apropriação dos meios de produção pela coletividade. Abolida a propriedade privada destes meios, todos se tornariam trabalhadores, tomando parte na produção, e as desigualdades sociais tenderiam a ser drasticamente reduzidas, uma vez que a produção poderia ser equitativamente distribuída.

Origens

Desde a Antigüidade, algumas pessoas preocupadas com a vida em sociedade, pensavam em modificar as relações que o Capitalismo vinha causando. Um dos pioneiros do modelo de pensamento de uma sociedade ideal foi o inglês Thomas Morus, que escreveu, em 1516, a obra a Utopia, em que descrevia uma sociedade imaginária administrada por um Estado ideal, livre de contradições internas e incapaz de realizar injustiças aos seus membros.

Porém os fundadores do socialismo científico ou comunismo foram Karl Marx e Friedrich Engels, que partiram das relações contraditórias capitalistas de produção para propor a sua destruição por meio da ação dos trabalhadores.

Marx não considerava as classes somente um grupo que compartilha um certo status social, mas que compartilha em relações de propriedade. Para Marx aqueles que possuíam o capital produtivo, com o qual expropriam a mais-valia, constituíam a classe exploradora, de outro lado estariam os assalariados, os quais não possuem a propriedade, constituindo assim, o proletariado.

Na concepção Marxista, pode-se extrair do seu livro Manifesto do Partido Comunista, o entendimento:

“Por burguesia entende-se a classe dos capitalistas modernos, proprietários de meios de produção social, que empregam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com