TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre A Trajetória Do PMDB - Pontos Centrais

Monografias: Sobre A Trajetória Do PMDB - Pontos Centrais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

MDB – peça chave na luta contra a ditadura militar e na democratização. Na nova república o PMDB tem sido parceiro ideal para a formação de coalizões governamentais: não apresenta preferências políticas bem definidas, se posicionando no centro do espectro ideológico (o que facilita a barganha política) e possui grandes bancadas no Congresso, possibilitando a formação de maiorias para a aprovação da agenda legislativa do governo e se isentando de propor um projeto para o país.

Seu papel tem sido permitir a governabilidade possibilitando a formação de maiorias para a aprovação da agenda legislativa do governo.

- Conversão institucional do PMDB/readequação após a transição democrática (1991-2004): papel de ator principal na década de 1980, quando encabeçou o processo de formação da nova democracia para, a partir da década de 1990, passar a coadjuvante do governo, sem projeto político para o país e se mantendo no papel de apoiador dos governos.

- Perfil governista do partido: a hipótese do senso comum é de que é importante para o partido fazer parte da coalizão governamental para poder enviar recursos para suas bases.

- Características básicas do PMDB: heterogeneidade, fracionamento da organização (entre moderados e radicais haja vista a imposição de um sistema bipartidário em 1964. A heterogeneidade do partido é acirrada com a Lei da Anistia em 1979 e processo de abertura), federalização, força dos líderes locais e sucesso eleitoral. Seu bom desempenho está relacionado ao seu processo de formação como organização: o partido começou a se federalizar ainda no regime autoritário o que lhe rendeu vantagens em comparação aos criados na nova democracia. A federalização diz respeito à sua ampla presença por todo território nacional e autonomia dos diretórios locais com relação à direção nacional. A ampliação da presença do MDB por todo o Brasil e o aumento de cadeiras nas duas casas do Congresso também eram de fundamental importância na luta pela redemocratização.

- Uma vez criado para fazer frente à ditadura militar e tendo como principal bandeira a democratização, quando este processo finaliza o partido não consegue definir um novo objetivo político.

- Durante a era FCH, houve um conflito acirrado entre as lideranças governistas (Michel Temer) e oposicionistas como Paes de Andrade (os oposicionistas eram contra a participação do partido na coalizão e o apoio à projetos importantes da agenda legislativas do Executivo) dentro do partido. Michel Temer, em 1994, com o apoio da presidência, é eleito presidente da CD e a bancada governista do PMDB é fortalecida.

-A presença do PMDB na coalizão de governo do PT a partir de 2004 consolida definitivamente a liderança governista na direção do partido, ao mesmo tempo em que se completa a conversão institucional do partido: o objetivo político do PMDB passa a ser o reflexo do objetivo do seu grupo majoritário, qual seja, ser base de apoio do governo em troca de cargos e benefícios que esta posição pode fornecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com