TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre comidas e mulheres

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  1.606 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

No texto “Sobre comidas e mulheres”, o autor nos traz diferentes concepções da palavra comida relacionadas aos brasileiros, analisando em primeiro lugar os processos de cru e cozido, teoria criada pelo antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, em que estes não significam somente dois estados que se passam os alimentos, mas também retratam importantes transformações sociais, comparando também com as mulheres em seu sentido mais tradicional.

1.1. Objetivo;

Analisa-se também sobre o doce e salgado, a comida e o alimento, mostrando com essas características das refeições o modo de entender a sociedade brasileira misturada em várias culturas, raças e crenças, que para ele é diferente do resto do mundo, o que torna o Brasil algo ruim e inviável.

2. Cru e Cozido

O cru e o cozido representam as diversas transformações da sociedade, classificando pessoas e ações.

2.1. Cru;

O cru remete a selvageria, a área cruel e dura do mundo social, o que está fora da casa e fora de controle, as dificuldades e desconfortos vividos pela sociedade, a falta de harmonia e aceitação entre as pessoas, a separação e distinção entre as coisas, o autor destaca assim a frase “o apressado come cru” que significa que quem tem pressa acabando tendo coisas ruins e sendo incivilizado, sendo que quem tem calma possui civilização, o que come cozido pois sabe esperar.

2.2. Cozido;

O cozido é a mistura, pronto e bem preparado, o que une as pessoas e traz conforto, assim como em um prato que se mistura legumes e carnes os transformando em uma só comida, assim é o Brasil, com mistura de brancos, índios e negros, misturas de diversas culturas de povos e de comidas típicas de outros lugares, juntando tudo isso em um lugar, permitindo as diferentes relações e mistura do que estava separado.

Isso que faz do Brasil o que é, as relações e união de raças e de classes pela comida bem preparada, onde o povo gosta de estar juntos diantes de bons pratos celebrando as relações sociais.

3. Alimento e comida

No Brasil se têm uma distinção sobre o que é comer e o que é se alimentar, que para o autor é algo muito importante, sendo que nem tudo que é alimento é comida.

3.1. Alimento;

O alimento é algo geral, o que se come para manter-se vivo, o que se relaciona a qualquer pessoa, independente das relações e da classe social.

3.2. Comida;

A comida é tudo que se come com prazer, é mais valorizado, escolhido e saboreado por todos os sentidos de uma pessoa, satisfazendo também de boa companhia unindo as pessoas diante de comidas bem preparadas.

3.3. Comida como identidade;

A comida também pode ser considerada uma identidade vinda de um costume de um grupo, região, classe ou pessoas, assim como falar de osso para cachorro, queijo para ratos e arroz-com-feijão para os brasileiros, sendo esses dois alimentos cozinhados, que se misturam em um só prato, juntando o preto e o branco, referindo-se também de um processo cultural e lógico, em que, quando se misturam esses dois alimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com