TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socialização precoce

Resenha: Socialização precoce. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Resenha  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  283 Visualizações

O início da socialização

Podemos afirmar que a vida em grupo é que transforma o animal homem em um ser humano. Nosso primeiro processo de socialização acontece quando nascemos e interagimos com nossos pais e familiares. É através desse processo que nós seres humanos aprendemos o modo de vida de nossa sociedade e desenvolvemos a capacidade de se tornar um membro do grupo.

A socialização está ligada a aquisição das maneiras de pensar, agir, se vestir e permite que o indivíduo crie uma personalidade própria que irá diferenciá-lo dos demais e identificá-lo com o seu grupo social.

O processo de socialização é cultural e quer dizer que cultura é tudo que é aprendido socialmente pelos membros da sociedade incluindo conhecimento, arte, crença e costumes.

O principal processo de socialização é a nossa família, pois o indivíduo é influenciado no momento ao nascer e mantém essa influência durante grande parte da sua vida. Os pais normalmente criam as suas crenças em um universo cultural que já conhecem e estão adaptados.

Logo depois obtemos experiências na escola, onde se encontram diferentes relações sociais, e passamos a ter contato com burocracia, regras que são aplicadas a todos os indivíduos e isso faz com que sejam reconhecidos pelo seu desempenho.

É desse modo que a criança irá obter diferentes modos de pensar, agir, falar e assim ela irá levar grande parte dessa experiência para formação de sua personalidade e manter relações sociais de acordo com o grupo em que se estiver inserida, quando adulta.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com