TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade E Cidadania

Artigo: Sociedade E Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

A cultura popular é o resultado de contínuas interações entre pessoas de determinadas regiões, abrangendo a forma como se relacionam, suprem suas necessidades, se adaptam no ambiente que vivem, expressam seus sentimentos e suas crenças. A cultura popular é o que diferencia os seres humanos, sua ligação a tradições de cada região é o que faz com que cada local tenha sua própria essência. Ao contrário da cultura de massa, que é uma cultura que não tem nenhum grupo social específico, é transmitido de maneira industrializada. Produzida para um grupo de consumidores generalizados. Visando sempre o maior índice de vendas de determinado produto. Surgindo então, um enorme mercado de consumidores, atraídos pelos produtos lançados pela indústria comercial.

A indústria comercial industrializa a cultura popular, apresentando um produto novo e totalmente diferente do original, quase lançando uma nova arte. Depois do produto pronto, a indústria comercial lança-o no mercado, e usa as diversas formas de comunicação para induzir as pessoas a consumirem certo produto. Alienando os homens e os influenciando a consumir produtos de baixa qualidade. Tendo como objetivo não a valorização cultural, e sim imposição de uma ideologia para as pessoas. Desestimulando a sensibilidade, desconsiderando as diferenças culturais e padronizando a sociedade. Criando uma sociedade incapaz de pensar, e tornando-a conformista com tudo.

Concluímos assim que cultura popular é a cultura de uma determinada região, possuindo traços típicos daquele local. Enquanto a cultura de massa extrapola os limites de território e é uma cultura generalizada, que tem como principal objetivo a aprovação de todos os povos perante uma arte. O resultado dessa massificação cultural foi a repreensão as outras formas de cultura, de forma que os valores pesados se tornaram apenas daquela cultura compartilhada pela massa.

Cultura de massa e indústria cultural estão sempre tão ligados que podem ser chamados de sinônimos. Quem promove a cultura de massa são as indústrias culturais.

A indústria cultural é o fruto da sociedade industrializada, a indústria promove culturas generalizadas de uma forma hipnotizante e indutiva. Através de propagandas sensacionalistas, induzem as pessoas a consumir um produto da cultura de massa. Usando variados meios, e na maioria das vezes dando ênfase ao lado emocional do ser humano.

A expressão cultura de massa é aquela que tem como objetivo especifico, atingir a massa popular, ignorando toda e qualquer distinção de classes sociais, étnica, sexual ou psíquica. E indústria cultural é o mercado que tem como principal atividade econômica a produção de culturas de massa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com