TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Direito E Cidadania

Exames: Sociedade Direito E Cidadania. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE ESCRITA

1ª QUESTÃO. Faça uma análise comparativa entre a cultura de massa, cultura popular e indústria cultural.

Resposta:

Cultura de massa.

É uma manifestação cultural produzida para o conjunto das camadas mais numerosas da população, o povo é o grande público.

Cultura popular.

É a diversificada e alcança a todos os seres humanos. Ela pode ser definida como qualquer manifestação cultural ( festas, folclore, etc.) em que o povo está intrinsecamente ligado, desde a produção e a participação de forma presente e ativa.

Indústria Cultural.

Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado. Essa cultura busca produzir algo que conquiste o público e relevância comercial, criando fortalecimento e reconhecimento em produtos licenciados. Foi criada nos anos 1940 pelos teóricos da Escola de Frankfurt, Max Horkheimer e Theodor Adorno, no livro "A Dialética do esclarecimento".

De acordo com as definições, entendo que todas as culturas citadas acima é dirigida aos indivíduos, porém cada uma com suas particularidades, todas elas tem como foco a cultura do povo. É evidenciado na cultura em massa a finalidade de alcançar as pessoas através da mídia na apresentação de produtos, para que lhe despertem o desejo de consumo. Na indústria cultural ocorre o mesmo que na massa cultural, porém com um diferencial, a meta é o capital(lucro) que se pode conseguir através dessas informações, bens, produtos e serviços oferecidos através de um marketing muito bem elaborado. Entre as três, a cultura popular é aquela que alcança a todos, não é necessário se ter um capital, nem poder de compra, essa cultura já está inserida em nosso contexto de vida, presente em nossa sociedade e é nos ofertada livremente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com