TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia E Geopolitica

Pesquisas Acadêmicas: Socioeconomia E Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

Durante meados do século XIX, Marx e Lênin estudaram exaustivamente a categoria Formação Econômica e Social na Europa; e Santos (1977) a estudou no século XX. Todos os autores chamam atenção para a dificuldade de se compreender a formação das dinâmicas sociais que criam e transformam as formas. Estas, no entender dos autores, organizam-se muito antes do que ele representa, sendo aliadas à história local fundamentada na compreensão da realidade a serviço do homem. Portanto, não é possível ignorar o elemento espaço e sim analisá-lo em profundidade, pois esta relação representa a noção de formação socioespacial.

A partir deste enunciado e das leituras indicadas até agora, explique o papel do espaço geográfico aliado ao papel da sociedade no que representa as formações socioespaciais. Elabore um texto de no mínimo 10 e no máximo 20 linhas, citando todas as suas fontes de pesquisa além do livro didático e dos vídeos indicados no EVA. (5,0 pontos)

RESPOSTA 1:

Por meio dos estudos de Milton Santos, é possível compreender o significado de formação socioespacial, ou seja, o espaço geográfico equivale como uma instância social e não possui economia, política e cultura fora do espaço. O qual necessita ser compreendido pela teoria Social. Portanto, não existe uma formação econômica social sem o espaço, e sim, formação socioespacial.

Em geral, a formação socioespacial se reconhece como o resultado da interação entre os modos adotados pela sociedade em determinado local, levando em consideração as particularidades geográficas e economias. Dessa forma, refere-se ao espaço como um todo, inserindo a esfera geográfica, social e econômica, e resulta dos modos de produção e da maneira como eles se organizam.

Com tudo, o espaço possui uma relação inseparável com a sociedade. Ela o transforma conforme suas necessidades, por meio de seu trabalho e suas ações. Deste modo, ele inicialmente tem a função de servir como abrigo, proporcionar segurança e oferecer o exercício da vida. Quando ocupado, este necessitará de uma organização e também um relacionamento de relações de poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com