TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia E Geopolitica

Ensaios: Socioeconomia E Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Socioeconomia e geopolítica

Professor:

Nome do aluno:

Data: 08/05/2014

1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

Entre os fatores que ajudaram os Estados Unidos da América a crescer graças a Inglaterra, dois deles são a forte economia e cultura que a Inglaterra apresentava e o poder militar (uma potencia durante muitos anos). No século XIX, o movimento mais amplo foi a Revolução Industrial, cuja força motora era a Inglaterra, que passa a ocupar o lugar dominante da Espanha e de Portugal, utilizando máquinas a carvão que acelerava o trabalho e diminuía a mão de obra. A “crise venezuelana” de 1902 marcou a passagem, na América Latina, da hegemonia europeia para a norte-americana. Os norte-americanos queriam exportar seu puritanismo de origem. Essa exigência de virtude política que está na base da Independência e da Revolução que fizeram. Os ianques gostariam de conduzir os latino-americanos a uma administração 'saudável' de seus negócios, o que para os latino-americanos parece uma astúcia hipócrita para controlar seus orçamentos e seu país é, na verdade, mais do que uma tática, uma autêntica estratégia. Os Estados Unidos agiram diferentemente dos europeus, pois os ingleses não atribuíram o menor caráter moral ou ideológico à sua dominação econômica.

2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

Os 9 objetivos do milênio são: Acabar com a fome e a miséria, Educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde de gestantes, combater a AIDS, malária, entre outras doenças, qualidade de vida e meio ambiente e todos trabalhando para o desenvolvimento.

Entre os países sendo apoiados pelos ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), Moçambique registou realizações significativas, particularmente no contexto da redução da pobreza, com taxas de incidência decrescendo de 69 por cento em 1997 para 54 por cento. Em relação aos ODM sobre a educação, a taxa de conclusão no ensino primário elevou de 15 por cento, para 39 por cento. Quanto aos ODM referentes à saúde, a sua execução possui reduções significativas nas taxas de mortalidade infantil abaixo dos cinco anos – reduzindo de 235 em 1990 para 152 em 2005 (por 1000 nascimentos). A taxa de mortalidade materna reduziu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com