TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Desigualdade Socio-Racial

Por:   •  20/8/2021  •  Resenha  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

                                       Desigualdade socio-racial

Notamos claramente no material estudado o interesse pela questão étnico-racial não deixou de existir. Optei por compreender como se originava a “desigualdade racial” no Brasil e suas expressões na educação, no mercado de trabalho e em outros aspectos da vida cotidiana de negros e negras brasileiros. Contudo, nesta trajetória me deparei com dados e estudos assustadores de violência da qual a população negra, especialmente e majoritariamente a juventude negra, é vítima. Assim, nesta descoberta elegi a violência, sobretudo a violência homicida, que, infelizmente, faz da população pobre, negra e jovem vítima todos os dias.

Para que seja compreendida a desigualdade racial que vemos hoje em nossa sociedade é preciso uma análise histórica de como se deu o processo de escravidão no Brasil colônia, até compreendermos a relação com as expressões da questão racial no Brasil contemporâneo.  Historicamente a partir da acumulação primitiva do capital para pensar a inserção do Brasil colônia no cenário mundial de produção mercantil.

Podemos concluir então que, no Brasil, as “classes perigosas” se configuram pela sua cor e sua condição econômica, e que desde os tempos pós-abolição vem sofrendo o processo de exclusão, extermínio e racismo. Além disso, são cada vez mais estigmatizadas negativamente na sociedade. Batista (2003, p. 36) relata que “do ponto de vista das elites brasileiras, as massas urbanas de trabalhadores, em sua maioria negros, vivendo nos morros, constituem contingentes perigosos” e esta mesma elite exige “mais e mais investimentos nos mecanismos de controle social”. Através de toda leitura foi possível confirmar que a “desigualdade racial”, sobretudo o genocídio dos negros, não é algo que acontece por acaso, mas é uma consequência do racismo que está na base desta sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com