TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REPERCUSSÃO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO CEARÁ: ANÁLISE DO TEMA DESIGUALDADE RACIAL

Por:   •  25/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DE CASO SOBRE A REPERCUSSÃO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO CEARÁ: ANÁLISE DO TEMA DESIGUALDADE RACIAL.

De que maneira o Ensino de Sociologia pode fazer diferença no enfrentamento da Desigualdade Racial?

R: A Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem sejam eles culturais, econômicos e/ou religiosos, procura estudar o homem em sociedade. Nesse sentido, as análises sociológicas envolvem desde questões relativas às condições materiais de vida até o conjunto de valores, de elementos culturais, que produzem as relações humanas na vida coletiva. Assim, surgem estudos sobre sociedades agrárias e sociedades industriais, indicando certas especificidades históricas, definem as interações entre os homens em um determinado contexto social.

A gama variada de motivações atuantes da vida coletiva se torna objeto do estudo sociológico. Por ser entendida como uma ciência humana que trata de questões da vida cotidiana de forma sistemática, elaborando conceitos e metodologias para o entendimento de determinadas “realidades” sociais. Por ser uma ciência que reflete o dia a dia das relações sociais, tem forte importância ao suscitar questões que envolvem conflitos, convergência de interesses, estruturas de poder entre outros.

Quando um sociólogo aborda um tema, este logo é reconhecido pelos integrantes de uma dada sociedade analisada. Afinal, o sociólogo pode estar tocando em assuntos que marcam o conjunto daquele grupo humano. Pode ser a questão racial, por exemplo.

Que lições você aprendeu?

R: Acredito que a maior delas é como o racismo pode estar “mascarado” ou como o próprio texto se refere invisível na sociedade. Muitas vezes não nos julgamos racistas, mas em coisas muito simples e pequenas podemos nos deparar com ele. Em simples frases muito usadas infelizmente, como por exemplo “inveja branca” podemos notar o quão preconceituosos ainda somos, muitas vezes sem perceber. E fiquei muito chocado e preocupado que mesmo após a abordagem do assunto, ainda assim o questionário apresenta resultados críticos.

O que você faria diferente e por quê?

Achei o estudo e o assunto totalmente válido, porém, algo me chamou atenção. Quando o professor começou a tratar o assunto, e colocou em pauta a pergunta, “Brancos são de uma raça superior à dos negros”, uma das 2 pessoas, (uma menina), que se consideravam negras começou a chorar e após ser levada para fora da sala e ter ficado por alguns momentos inconsolável, retornou para continuar o questionário, após comentar com a gestora que o choro era por estar sentindo fome.

No texto o professor fala que não acreditou neste motivo e sim acredita que o choro teve a ver com a pergunta.

O que eu faria de diferente?

Como gestora: Tentaria abordar o assunto da “fome”. O que estaria acontecendo para ela sentir fome durante a aula?

Teria sido apenas por não ter tido vontade de alimentar-se antes de sair de casa ou estaria acontecendo alguma outra coisa na sua casa, com sua família, relacionado a dificuldades para comprar alimentos?

Pois, a meu ver, escutar algo neste sentido e somente ignorar não ajuda em nada.

Como professor: Se ele notou que o choro veio após a pergunta, não seria o caso dele extrair dela de maneira coerente é claro, o porquê daquele sofrimento. Acredito que o relato contado pela pessoa que sente na pele a discriminação e o preconceito vivido abriria muito mais os olhos daqueles que não passam por isso diariamente.

1. Identificar os fatos mais importantes relacionados ao caso.

R: Acredito que os fatos mais releventes da pesquisa estão nos resultados obtidos, como é possivel identificar nas tabelas abaixo. A diferença entre as respostas obtidas no primeiro momento são bem diferentes das obtidas no final do estudo, embora não se possa dizer que o resultado seja totalmente satisfatório. Esse exemplo pode ser visto na pergunta, “Brancos são biologicamente superiores a negros, isto é, brancos são de uma raça superior. Isso explica suas vantagens no trabalho, nos estudos, na renda, na família...”, de 11,3 % que concordavam totalmente no primeiro momento, após o estudo caiu para 6,7, embora tenha havido esta queda e tambem aumentado a discordância, ainda considero um número alto para uma pergunta que mostra o tamanho do senso de superioridade da raça branca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com