TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Igualdade e desigualdade racial

Por:   •  13/4/2015  •  Dissertação  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 2

•As diferenças entre igualdade e desigualdade;

•As diferenças entre uniformidade e isonomia (igualdade);

•As diferenças entre desigualdade e diferença. Explore tais questões a partir da perspectiva racial e dê exemplos que ilustrem essas noções.

Igualdade é a ausência de diferenças entre indivíduos, onde entende-se a ideia de que as pessoas devem ser tratadas como iguais em todas as esferas institucionais que afetam as suas oportunidades na vida, sejam na educação, no trabalho ou no consumo. Ao passo que a desigualdade consiste nos vários privilégios de que desfrutam alguns em prejuízo de outros. Logo, igualdade e desigualdade são avaliadas como crença de que as sociedades deveriam tratar seus membros de maneira mais igualitária, no sentido tanto formal quanto material. O contraste entre igualdade e desigualdade refere-se quase sempre não a um aspecto essencial, mas a uma circunstância associada a uma forma de tratamento. Tratam-se de indivíduos com igualdade ou desigualdade relativamente a algum aspecto ou direito, conforme sejam concedidos mais privilégios ou restrições a um e a outro.

A uniformidade constitui-se no princípio de que todo grupo é igual, que não há diferenças de causa e não são consideradas as diferenças de classes sociais, étnicas e culturais tendo em vista a interdição de diferenciações relacionadas às características do grupo social. Já a isonomia constitui-se na ideia de tratar os cidadãos de forma igual diante da lei, assegurando uma igualdade efetiva de acordo com seus deveres.

Ainda que os dois termos até sejam usados como sinônimos, diferença não é o mesmo que desigualdade. Algo é “diferente” quando sua natureza se distingui-se da natureza do outro, seja em sua totalidade ou em algum aspecto individual. Todavia, a “desigualdade” não se relaciona a naturezas diversas, mas sim à condições que favorecem algo ou alguém em relação ao outro, independentemente de ambos serem iguais ou diferentes. A diferença pode ser tanto natural como cultural. Já a desigualdade é construída socialmente. Um exemplo disso é o próprio ser humano, que possui semelhanças e diferenças entre si, seja na força, altura, inteligência, sexo ou cor. No Brasil, existem brancos, pretos e mestiços mas o branco possui, em geral, melhores condições econômicas e sociais, enquanto o negro ainda é marginalizado, pobre e vitima de uma historia vergonhosa de escravidão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com