TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia e trabalho

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

Sociologia e Trabalho

Quais os desafios enfrentados pelo trabalhador e pela empresa em relação às condições de trabalho na atualidade? Lembre-se de tratar das mudanças ocorridas no mundo do trabalho e os desafios de competitividade enfrentados pelo empregador.

Com a falta de trabalho no mercado o trabalhador na maioria das vezes se submete a realizar trabalhos temporários geralmente em períodos sazonais, que desprovê de seus direitos como empregado. Já para as empresas se garantirem no mercado, muitas delas preferem contratar uma empresa terceirizada ou um empregado menos qualificado, que por sua vez o custo salarial é bem mais baixo do que de um profissional formado e com qualificação.

Ao longo dos anos o mercado de trabalho foi passando por mudanças, devido à evolução sociológica enfrentada. Hoje diferentemente dos anos 40 e 60, o mercado não está focado somente em pessoas que desempenhem suas funções.

Pare se manterem vivas, as empresas precisam investir em pesquisas administrativas e de gerenciamento, e em contrapartida o mercado tem caminhado para “o fim do trabalho” empurrando cada vez mais as pessoas a lutarem por sua sobrevivência.

A primeira opção que as pessoas ainda procuram é o trabalho registrado em carteira nas grandes indústrias. Depois como herdado da era marxista, as empresas procuram investir em tecnologia visando maior desenvolvimento, enquanto empregados tentam se capacitar para acompanharem tal avanço tecnológico.

Com relação à evolução destas mudanças, a primeira delas que podemos destacar é a inserção da mulher no mercado, que passou de trabalho domestico para trabalho remunerado.

Também podemos observar que antigamente as empresas trabalhavam com muitos funcionários em chão de fabrica, diferente dos dias atuais onde elas trabalham com poucas pessoas utilizando tecnologia altamente informatizada.

As empresas também têm hoje a possibilidade de produzir seus produtos em outros países onde encontrem mão de obra mais barata, menos impostos ou características que possam tornar o processo de fabricação menos oneroso.

É uma característica da atualidade o aumento do trabalho autônomo ou trabalho domiciliar, também das terceirizações e expansão de pequenas e micros empresas, fazendo com que a pequena faixa de trabalhadores das grandes indústrias, sejam preenchidas por mulheres e jovens de baixa escolaridade.

Porém um dos grandes fatores que fizeram com houvesse essas transformações no regime trabalhista foi à mudança na mentalidade dos trabalhadores, que deixaram de ver o trabalho como se fosse para a vida toda e também passaram a se enxergarem como prestadores de serviço dos patrões , assim as empresas passaram a negociar o contrato e a jornada  de trabalho, e proporcionar melhorias de ambiente, além de exigirem maior qualificação.

Desta forma podemos concluir que se comparado o trabalho de antigamente com o atual, o compromisso com o empregado era menor, de forma que se exigia mais produtividade dos funcionários em condições menos favoráveis. Com a flexibilidade do trabalho atualmente, e a maior imposição das leis trabalhistas, a relação de empregados e empregadores tem se tornado amenas.  

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com