TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soluções para o sistema operacional

Ensaio: Soluções para o sistema operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Ensaio  •  5.493 Palavras (22 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 22

São Paulo, 15 de Junho de 2010.

Sistemas Operacionais Exercícios Resolvidos

Q.01) Sistemas operacionais com diversos computadores interligados por rede dedicada com fibra ótica com alguns computadores que apenas monitoram as atividades de outros computadores, entrando em ação somente no caso de falha do computador monitorado pode ser classificado de qual forma?

A. Multiprocessador em cluster assíndoto

B. Multicomputador em cluster simétrico

C. Multicomputador em cluster síncrono

D. Multicomputador em cluster assíncrono

E. Multicomputador em cluster assimétrico

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Q.02) É verdade em relação ao sistemas multiusuário.

A. Somente podem ser implementados em sistemas multiprogramáveis

B. Somente podem ser implementados em sistemas monoprogramáveis

C. Podem ser implementados tanto em sistemas multiprogramáveis como monoprogramáveis

D. Este conceito aplica-se a sistemas cujos serviços possam ser utilizados por diversos usuários de forma concorrente

E. Este conceito aplica-se a sistemas onde diversos usuários possam ser cadastrados, independentemente da possibilidade de realização de logins simultâneos, locais ou remotos.

Explanation

Ser multiusuário ou monousuário é referente ao sistema como um todo e não aos serviços prestados pelo sistema.

Apenas sistemas multiprogramáveis podem ser multiusuário, pois é necessário prever a execução de processos concorrentes para cada usuário.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Q.03) Imagine que você encontre, em um website, uma interessante informação sobre a história do ENIAC, primeiro computador digital eletrônico. A informação é que este computador teria sido palco da primeira desavença entre profissionais de informática. Os operadores do sistema, descontentes com a diferença salarial entre eles e os programadores, faziam alterações nos programas durante a operação de forma a produzir erros. Isso teria criado muitos problemas para os programadores que não achavam erros em seus códigos e não conseguiam convencer seus superiores de que a situação era estranha. Diante desta informação, o que você pode pensar?

A. Que a informação é inverídica. Pode-se avaliar isto baseado no fato de que não havia distinção de profissionais, pois na época do ENIAC os computadores eram projetados, programados e operados pelos mesmos profissionais da mesma equipe.

B. Que a informação é verídica. Ela é plenamente possível diante do perfil das categorias profissionais envolvidas.

C. Que isto deve ser uma "lenda urbana" que nunca poderá ser confirmada. (your answer)

D. Que a informação é inverídica. Os programadores eram (e são) subordinados aos operadores e quaisquer problema que tivesse os programadores em sua origem, acarretaria dissabores ainda maiores aos próprios operadores.

E. Que a informação é inverídica. Não era possível alterar os programas, pois os cartões perfurados não permitiam alterações ou troca de posição e os programas nem iniciariam caso houvesse alguma tentativa de burlá-los. Isso acarretaria problemas para os próprios operadores.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Q.04) O IBM System/360 é um dos computadores mais importantes para a história deste tipo de equipamento. Sua proposta era deixar de usar computadores específicos para operações numéricas ou para aplicações de caracteres, usando apenas um equipamento para os dois tipos de operações. Por tentar compatibilizar estas operações, seu sistema operacional era muito grande para a época, o que levou a ocorrência de diversos erros cuja correção não foi elementar. Este computador foi o primeiro a primeira a introduzir quais técnicas?

A. Multiprogramação e Fitas de Dados

B. Circuitos Integrados e Fitas de Dados

C. Circuitos Integrados e Multiprogramação

D. Circuitos Integrados e Compartilhamento de Tempo

E. Multiprogramação e Compartilhamento de Tempo

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Q.05) Qual opção abaixo NÃO é verdadeira em relação às interrupções?

A. Interrupções de hardware são sinais enviados à UCP por meio do barramento

B. Interrupções de software podem também ser chamadas de trap

C. Interrupções de software invocam as Chamadas de Sistema (System calls)

D. Interrupções de hardware ou de software são utilizadas para sinalizar a ocorrência de eventos

E. Os sistemas operacionais podem implementar quantidade ilimitada de interrupções

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Q.06) Existem estudos para implementação de sistemas que permitam a carros se agrupem dinamicamente em comboios que movimentar-se-iam tão próximos quanto possível e com a maior velocidade permitida para a via. Os comboios devem considerar a inserção ou remoção de carros de acordo com a entrada ou saída de veículos durante o trajeto. O sistema deve fazer correções preventivas a cada carro cujo condutor retome o controle do veículo ou na ocorrência de defeitos nos veículos. O sistema necessário para esta implementação seria classificado de qual forma?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com