TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Studos Antropológicos

Artigo: Studos Antropológicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Artigo  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

studos Antropológicos

O legado de Franz Boas – É difícil acreditar que Franz Boas (1858-1942), um dos fundadores da moderna Antropologia, tenha a sua obra conhecida do leitor brasileiro só 62 anosdepois de sua morte. Mais inacreditável ainda é que, rompendo esse silêncio, saiam à luz no mesmo ano por editoras diferentes dois livros que tratam da obra do antropólogo que mais influenciouGilberto Freyre: no Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor lançou em fevereiro de 2004 Antropologia Cultural, coletânea de cinco ensaios do pensador; e, em São Paulo, a Editora Hucitec acaba de mandar para aslivrarias Nascimento da Antropologia Cultural: a obra de Franz Boas, de Margarida Maria Moura, professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas daUniversidade de São Paulo (USP).

Originalmente apresentado como tese de livre-docência na USP em 2000, este trabalho discute a vida e a obra de Boas, antropólogo que revolucionou os meios intelectuais naprimeira metade do século XX, afirmando o conceito de cultura como fator explicativo das diversidades sociais, em contraposição às teorias hegemônicas que até então explicavam a evolução da espéciehumana a partir de determinações raciais, geográficas e econômicas. A igualdade básica dos grupos humanos foi tese que sempre defendeu.

Nascido em Minden, na Vestefália, Alemanha, numa família judaica dealta posição social, Boas teve, desde cedo, uma sólida formação, apaixonando-se por Goethe. Adolescente, leu o teatro grego, a poesia e a filosofia, tanto as clássicas quanto as contemporâneas, comodiz a professora Margarida Maria Moura, ao traçar um bem acabado perfil do antropólogo. Boas, ainda jovem e com o apoio financeiro do pai comerciante, depois de passagens pelas universidades deHeidelberg, Bonn e Kiel nas quais estudou filosofia, geografia e física, participou de uma expedição às regiões polares do Canadá, onde encontrou a matéria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com