TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral da Administração. Еstudo de caso

Artigo: Teoria Geral da Administração. Еstudo de caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO SOBRE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

ESTUDO DE CASO

CONSELHOS DE JETRO

A época é o século XIV antes de Cristo. Liderados por Moisés, cerca de 600.000 hebreus saíram do Egito e estão indo em direção à Terra Prometida já faz algum tempo. Ontem, houve uma batalha contra os amalequitas. Moisés está muito cansado, porque teve que ficar o tempo todo em cima de uma colina, segurando cajado no alto, para que os hebreus vencessem a batalha. Ainda bem que Aarão e Hur estavam lá para ajudá-lo, segurando seus braços.

Hoje, Moisés está recebendo a visita de Jetro, seu sogro. Não tem muito tempo para falar com ele, pois fica de manhã até a tarde recebendo pessoas do povo, que ficam numa fila aparentemente interminável. Aliás, Moisés quase não tem tempo para mais nada. Jetro observa que Moisés resolve todos os problemas que lhe são trazidos pelas pessoas.

Bem no final da tarde, Jetro leva Moisés até o alto da colina, onde podem conversar sem serem incomodados.

- Moisés – pergunta Jetro -, por que você tem que ficar julgando pessoalmente todos esses casos que lhe são trazidos? O que querem todas essas pessoas?

- Bem, Jetro, as pessoas querem ouvir de mim a interpretação da vontade e das leis de Deus.

- Desse jeito, você fica sem tempo para cuidar das questões realmente importantes.

Por que você não manda outros fazerem esse serviço? Já pensou se todo mundo quiser falar com você?

- Ora, Jetro, esse é o meu serviço. E depois, já imaginou se outros fizerem algo errado?

- Isso não deve preocupá-lo, Moisés. Escolha pessoas competentes e crie um sistema hierárquico. Forme grupos de 10 assistentes para falar diretamente com o povo. Para cada 10 grupos de 10 assistentes, designe um feitor. Ele será responsável pela análise dos casos que os assistentes não souberem resolver. Para cada grupo de 10 feitores, indique um supervisor. Esse será o chefe de 100. O supervisor resolverá os problemas que os feitores não souberem resolver. Finalmente, para cada grupo de 10 supervisores, indique um chefe, o chefe de 1.000. Ele resolverá os problemas que os supervisores não souberem resolver. Assim, você só terá que se ocupar com os problemas que os chefes de 1.000 não conseguirem solucionar. Isso vai deixar tempo para que você cuide do que é realmente o trabalho de um líder.

- Jetro, quem diz que eles serão capazes de resolver problemas?

- Moisés, treine esse pessoal. Ensine-lhes a lei e dê-lhes a diretriz para aplicá-las.

Faça-os responsáveis. Avise a todos que, de agora em diante, eles deverão ser procurados. Aprenda a delegar, Moisés.

- E como fazer a escolha?

- Procure aqueles que, você já sabe, são mais competentes. Peça ao povo que elejam outros e forme a equipe dessa maneira.

- Jetro, eu seguirei seu conselho, mas ainda tenho receios. E se eles não aceitarem essa responsabilidade?

Ora, Moisés, você conversa com Deus de vez em quando, ou pelo menos é o que você diz. Ele saberá aconselhá-lo melhor.

No dia seguinte, Jetro, o primeiro consultor de executivos da História, voltou para casa.

Questões:

1. Em essência, que Jetro recomendou a Moisés?

Jetro recomendou a Moisés que ele escolhesse pessoas competentes e criasse um sistema hierárquico. Formasse grupos de 10 assistentes para falar diretamente com o povo. Para cada 10 grupos de 10 assistentes, designasse um feitor. Ele seria responsável pela análise dos casos que os assistentes não soubessem resolver. Para cada grupo de 10 feitores, indicasse um supervisor. Esse seria o chefe de 100. O supervisor resolveria os problemas que os feitores não soubessem resolver. Finalmente, para cada grupo de 10 supervisores, indicasse um chefe, o chefe de 1.000. Ele resolveria os problemas que os supervisores não soubessem resolver. Assim, Moisés só teria que se ocupar com os problemas que os chefes de 1.000 não conseguissem solucionar. Isso deixaria tempo para que ele cuidasse do que seria realmente o trabalho de um líder.

2. Quais as condições para que as recomendações de Jetro Funcionem?

Moisés tem que dar treinamento ao seu pessoal. Ensinar-lhes a lei e dar-lhes a diretriz para aplicá-las. Torná-los responsáveis. Que ele aprenda a delegar funções.

3. Você concorda com as recomendações de Jetro ou tem alternativas?

Com certeza concordo com todas as recomendações que Jetro fez a Moisés, pois para ser um bom Administrador, ele tem que delegar funções, treinar seu pessoal e torná-los responsáveis para que um determinado trabalho dê resultado positivo para a Empresa. Acho também que um Administrador não consegue desenvolver uma atividade sozinho.

4. Você acha que algumas pessoas recusariam a responsabilidade de auxiliar Moisés? O que você proporia para persuadir os que recusassem? Ou você ficaria somente com os que aceitassem?

Acho que algumas pessoas recusariam sim por medo da responsabilidade, de não conseguirem realizar o trabalho com sucesso. Uma forma mais incentivadora seria Moisés oferecer algum tipo de pagamento ou alguma vantagem para que essas pessoas aceitassem o cargo proposto.

5. Em sua opinião, a recomendação continua atual?

Creio que continua sim, principalmente nas grandes empresas. Para se ter um bom desempenho nas tarefas a serem realizadas é preciso ter uma organização de ideias, delegar funções, fiscalizar os trabalhos.

6. Trinta e três séculos já se passaram desde aquela tarde na colida do deserto. Muitos executivos ainda não sabem, não conseguem ou não querem delegar. Por quê?

Muitos executivos ainda não querem delegar funções, dividir tarefas ou passarem seus conhecimentos por medo de perderem seu cargo, suas remunerações. Outros querem executar todas as tarefas sozinhos por egoísmo, para não passarem seu conhecimento para ninguém, correndo o risco de não terem um bom resultado no final dos trabalhos, tornando assim um mal executivo.

...

Baixar como  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »