TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sudao do sul

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

No presente trabalho investigativo tem como finalidade fazer uma análise da formação da República do Sudão do Sul e conflito pela demarcação de fronteiras, onde vamos procurar identificar o tipo de conflito, causas e propostas de resolução do conflito.  

De salientar que ao longo do nosso trabalho iremos citar as causas/motivações que estão por detrás do conflito Sudanés.

 

Objectivo específico fazer análise crítca do conflito Sudanês.

Este trabalho tem como objectivo geral procurar identificar o tipo de conflito, instrumentos e propostas para a sua resolução do conflito.

 

Para a elaboração da presente irei usar o metódo de consulta e leitura de manuais das matérias em análise.

Conflitos do Sudão e conjutura actual

Antes de tudo importa referir que este conflito é geopolítico.

No dia 09 de Julho de 2011 foi declarada oficialmente a separação da parte sul do Sudão, para assim, se constituir a República do Sudão do Sul ou Sudão Meridional.

Essa separação é fruto de uma divisão histórica entre etnias no País, que teve início na Conferência de Berlim, quando a África foi fragmentada para o desenvolvimento dos interesses externos imperialista, sem ter em conta a natureza, etnia e tradição dos países africanos, tomando apenas em consideração os interesss dos colonizadores.

Dentre os dois maiores grupos sócios-étnico-culturais de África temos o norte com população branca e de religião islâmica e o sul com população negra de religiões animistas e cristãs. Entre o norte e o sul da África temos uma região itermédiária onde os conflitos são mais extensos. A disputa territorial desses dois grupos nessa região representa um dos maiores conflitos do mundo contemporâneo, o Sudão por sua vez, está localizado nesta faixa intermediária estando em conflito interno desde sua independência.

Causa do conflito:

  • A postura de Cartum que desde os primeiros anos da sua independência, seu governo tem tentado estabelecer a lei islâmica (sharia) como fonte exclusiva de direitos. É importante ter em conta que a população islâmica representa dois terços do total, um quarto de religiões animistas e o restante cristão com pouco mais de 5% da população, os sectores não islâmicos concentrados ao sul do País nunca aceitaram tal posicionamento do governo central.

  • O movimento separatista, que por muitas vezes dirigiu as revoltas e os conflitos no sul do Sudão, foi o Movimento Armando de Libertação do Povo Sudanês (SPLM/A), movimento de base cristã o qual liderava todos os sectores do sul do Sudão. e

  • As diferenças etnicas que motivaram a fração sul do País para se emacipar politicamente, a carência de investimentos de Cartum impulsionou essa motivação, caracterizando uma má distribuição de recursos pelo País.

O Conflito pela demarcação de fronteiras e seu território

 Um dos problemas enfrentados pelo Governo do Sudão do Sul tem haver com a delimitação das fronteiras entre o Sudão do Sul e o Sudão, a principal dificuldade pra delimitação está na região de Abyei que caracteriza por grande concetração de petróleo, sem por de lado os conflitos internos existentes no País.

Actualmente, o governo do Sudão do Sul tem enfrentado outro problema que são os ataques oriundos de outros grupos armados da região assim como de países vizinhos, onde temos com exemplo o grupo fundamentalista cristão ugandês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com