TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superintendência de Educação Básica Gerência de Planejamento Educacional

Por:   •  16/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 3

                [pic 1]

Prefeitura Municipal de Boa Vista

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Superintendência de Educação Básica

Gerência de Planejamento Educacional

ANEXO III

FORMULÁRIO DO PROJETO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Título do projeto: O Sistema Nervoso.

Introdução:

O Brasil sofre uma epidemia de ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o País tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. O tabu em relação ao uso de medicamentos, entretanto, ainda permanece.

https://exame.com/ciencia/brasil-e-o-pais-mais-ansioso-do-mundo-segundo-a-oms/

Sabendo que em 200 anos de independência as tecnologias e a industrialização trouxeram uma vida cada vez mais acelerada, com isso temos cada vez mais pessoas ansiosas no Brasil, o que leva- nós a pensar de onde nasce essa característica de falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade. 

Tendo como principal função a orientação dos alunos do 4º ano da escola Municipal Leila Maria da Silveira, quanto a necessidade de estar atento as suas emoções e o bem estar de seus colegas, esse projeto tenta tornar mais didático o processo de entendimento do Sistema Nervoso e suas principais funções, com foco principal a pesquisa da Lição 09 – Sistema Nervoso – Livro de Ciências do 4º ano.

Objetivos:

Objetivo Geral:

Conhecer o conteúdo da Lição nove do livro de ciências do 4 ano “Sistema Nervoso” e também suas principais funções.

Objetivos Específicos:

  • Identificar a função das piscadas para os olhos.
  • Citar o benefício de exercitar o cérebro.
  • Exemplificar a função dos neurônios no sistema nervoso.

Justificativa:

O entendimento do Sistema Nervoso e suas principais funções é de grande relevância para que os alunos possam compreender suas emoções e algumas de suas reações impulsivas.

 Sabemos que o Brasil foi em 2019, considerado o pais mais ansioso do mundo é necessário desde cedo entendermos sobre o sistema que produz e “controla” nossas emoções.

Desta forma iremos descobrir de forma fazemos coisas sem pensar desde um simples piscar de olhos até as conexões feitas pelas células neurais. 

Metodologia: Lição 09 – Sistema Nervoso – Livro de Ciências do 4º ano, vídeos da internet e laboratório de ciências móvel.

Resultados e Discussão: 

Através das pesquisas, foi possível fazer indagações com o conteúdo da Lição 09 – Sistema Nervoso – Livro de Ciências do 4º ano, a curiosidade em obter respostas as questões que parecem simples foram as mais interessantes, tivemos a curiosidade de saber o porquê os olhos piscam? De que forma exercitamos p nosso cérebro? E qual a função dos neurônios no sistema nervoso?

Checamos que não é simples o funcionamento do nosso objeto de pesquisa, porém é esclarecedor e aprisiona o pesquisador a suas descobertas, nos fornece informações contundentes acerca do tema e facilita a composição de uma pesquisa mais contundente ao que se é proposto.

Foram leituras e observações que agregaram muito ao responder o que realmente se pretendia, saber que o olho pisca 20 vezes por minuto, que não basta ter um cérebro que é necessário exercitar esse cérebro para poder obter dele o melhor rendimento, que os neurônios se comunico através de conexões que recebem o nome de sinapse neural.

Tudo isso foi extremamente importante para o acabamento dos questionamentos levantados durante o processo de pesquisa, fazer essas descobertas bem como fazer as análises das ligações entre as células neurais e as emoções tornou um pouco mais fácil a compreensão e prevenção de algumas doenças em nosso corpo.

Contudo a pesquisa foi de grande satisfação e enriquecimento cognitivo para os envolvidos em todo o processo, além de nos fazer acreditar que é possível prevenir doenças emocionais e até a produção de doenças ruins que podem ocasionar doenças físicas.

Considerações finais:

Analisar de que forma as células neurais se alimentam, elas ingerem nutrientes, líquidos, proteínas e outras moléculas importantes para a manutenção de suas atividades.

Verificar se as Células Neurais se reproduzem, neurônios não se dividem ao meio. São tão especializados que não têm as proteínas necessárias para se reproduzir.

Entender a relação dos neurônios e as emoções, entendemos que a reação que temos ao meio em que estamos servem de estimulo para as sinapses neurais, então a resposta é sim os neurônios tem uma relação direta com as emoções vivenciadas por nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (355.1 Kb)   docx (793 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com