TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suprimento de mão de obra

Por:   •  1/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 7

Suprimento de mão de obra  

1- Para MICHAELS, HANDFIELD e AXELROD (2002) “talento é o conjunto de habilidades de uma pessoa- suas dons, conhecimento, experiência, inteligência, discernimento, atitude, caráter e impulsos, e que inclui sua capacidade de aprender”. NETO (2002) apud  SARSUR (2003:2) acrescenta ainda “que aquilo que diferencia o talento é a ‘distancia de visão’: o quanto ele enxerga mais longe”. Percebe-se pela definição que talentos não são gênios e nem pessoas possuidoras de dons especiais. São apenas pessoas comuns, dotados das mesmas ferramentas mentais da maioria da humanidade, porém com algo a mais, que é quase intangível. Geralmente tais pessoas são dotadas de alguma coisa que todos podemos ter : a percepção do que realmente deve ser feito e o senso de responsabilidade que obriga á realização de uma obra cada vez melhor (GRETZ, 1977). Tendo talento como elemento essencial na busca de criação e implementação de soluções diferenciadas, preocupação das organizações gira em torno de como reter o talento. A dificuldade em reter um talento vem crescendo  cada vez mais, pois as alterações no panorama competitivo também estão ocorrendo nos valores e atitudes principalmente dos mais jovens que procuram no trabalho uma maior autonomia e liberdade, além da forma de compensação pelo seu trabalho. Por isso, a retenção de talentos tem se tornado um desafio para os gestores e a área de recursos humanos apresenta-se com um papel fundamental no que concerne á retenção de talentos, em que a discussão de como atraí-los vem dando lugar a como retê-los. Para atrair e reter talentos recomenda-se as seguintes políticas, EXCETO:  

E) Oferecer pacote básico de benefícios.

R: Uma empresa não retém nenhum tipo de talento. Hoje em dia com o aumento de direito e leis aos trabalhadores, os funcionários querem cada vez mais seu espaço no mercado de trabalho, hoje em dia qualquer pessoa pode ter um curso de nível superior, mas ter um talento, que é um DOM, segundo os autores, são exceções na sociedade, por tanto esses “talentos” querem o seu espaço e o seu mérito, em outras palavras, quanto mais benefícios ao funcionário “talentoso”, melhor para a organização e para o próprio.

  2- Sobre a Análise e Descrição de cargos assinale a alternativa CORRETA:

  E) Todas as alternativas estão corretas.

R: A análise e descrição de cargos têm como objetivo fornecer informações, subsídios, para os recursos humanos, além de, descrever as atividades do cargo e analisar as tarefas executadas.  

  3- Sobre o mercado de trabalho, assinale a alternativa INCORRETA:  

B) Pode ser segmentado em ramo, porte e região.

R: O mercado de trabalho não é segmentado por ramo, porte e região. O mercado de trabalho é composto por vagas para todo tipo de profissão e profissionais, sejam eles portadores de necessidade ou não. Cada região possui seu quadro de vagas, com diversas oportunidades para os diversos profissionais.  

4- Sobre as dificuldades básicas de administração de recursos humanos, assinale a alternativa INCORRETA:  

E) A ARH preocupasse com a eficiência e eficácia. Porém ela não pode controlar os eventos ou conduções que a produzem. Isso porque os principais eventos ou condições de suas operações  são as atividades das diversas áreas  da organização e o comportamento heterogêneo dos participantes.

R: A administração de recursos humanos não está ligada diretamente com eficiência e eficácia ela prioriza lidar principalmente com as pessoas da empresa, ela administra o desempenho dos seus funcionários, planejar, prestar serviços e  assessorar as atividades da empresa.  

5- João Roberto Sampaio começou a trabalhar na empresa Globo S.A., de relés elétricos equipamentos para automação de portas e janelas em 1989, como continuar empresa, aos 21 anos. Dois anos depois, ao perceber o interesse no rapaz em números, planilha de contas, gerente de Recursos Humanos da  Globo S.A., o Sr.  Carlos Eduardo Figueira proposto subsidiar os estudos do João Roberto em um curso superior. No ano seguinte, João Roberto iniciou os estudos em economia e foi transferido para o departamento financeiro, ainda como assistente administrativo. Devido ao seu Bom desempenho no setor e o interesse de João Roberto pela área financeira, em menos de um ano, ele foi promovido a assistente financeiro. O desenvolvimento de João Roberto dentro da Globo S.A. foi sempre continuo e gradual. Hoje João Roberto é o chefe do departamento financeiro, sendo responsável por 14 funcionários direto e sendo subordinado apenas do gerente administrativo e diretorias João Roberto está muito satisfeito com seu emprego e tem um espírito de gratidão com os proprietários da Globo S.A. por terem me dado a oportunidade. Ele pretende aposentar nas indústrias Globo. Sobre o senhor João Roberto Sampaio, podemos afirmar que:

6-  João Carlos gerente de marketing de uma conceituada rede de supermercados, que atua 18 anos na grande São Paulo. Seu departamento  está completo tem preparado para suas atividades e responsabilidades, porém o assistente de marketing Bruno de Castro não tem se mostrado muito interessado e motivado para desempenhar suas funções. Após uma conversa com Bruno, o senhor João Carlos descobriu que o mesmo estudou propaganda e marketing, mais que deseja trabalhar em uma agência de publicidade, na área de criação. Portanto, o senhor João Carlos resolveu substituir Bruno de Castro por um novo funcionário. Entre a responsabilidade do cargo de assistente de marketing estão: elaborar pesquisa de mercado, envolvendo a preparação de questionários, orientação aos pesquisadores, acompanhamento e auditoria do trabalho de campo, tabulação e análise de resultados. Auxiliar na preparação de campanha de mala direta, preparando, elaborando a redação do material a ser divulgado. Manter contato com a imprensa para distribuição de informativos,  elaboração de reportagens sobre empresa, agendando e coordenando as visitas dos Jornalistas. Acompanhar o processo de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com