TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade No Mercado Financeiro

Artigo: Sustentabilidade No Mercado Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

Sustentabilidade e Mercado Financeiro

Embora não possua um forte impacto socioambiental direto, o setor financeiro possui alto impacto indireto, que se dá principalmente por meio de suas atividades de financiamento para seus clientes e no seu relacionamento com seus fornecedores. O principal papel dos bancos no desenvolvimento sustentável, portanto, não é um papel de executor de mudanças, mas sim de indutor de mudanças nas partes com as quais se relaciona. Exercendo este papel, os bancos brasileiros, considerando seu considerável porte, capilaridade e potencial de geração de empregos, podem contribuir enormemente para a mudança de postura de grande parte da sociedade brasileira.

Pesquisas revelam que o setor já está inserindo os aspectos sociais e ambientais em suas tomadas de decisões. No entanto, existe enorme discrepância entre as práticas e o reporte das mesmas nas instituições financeiras: enquanto algumas instituições mostram clara liderança na incorporação da sustentabilidade nos negócios e na sua correspondente divulgação, fica também evidente que outras instituições estão apenas começando a considerar aspectos socioambientais no dia-a-dia dos negócios.

Adicionalmente, percebe-se que alguns produtos de natureza socioambiental poderiam ser mais bem explorados pelos bancos, como o microcrédito, linhas de financiamento socioambientais, seguros ambientais e atividades ligadas aos mercados de carbono. Embora não tenham sido objeto de quantificação, as questões de sustentabilidade do setor afetam claramente a criação de valor destas instituições, configurando assim a existência de um business case para a sustentabilidade no setor bancário brasileiro.

Os responsáveis pelo pensamento estratégico já reconhecem a importância da questão e já estão promovendo mudanças em suas estratégias, modificando suas visões de longo prazo, estruturas organizacionais e práticas de negócios, com o objetivo de melhor incorporar o tema da sustentabilidade corporativa. No entanto, para que o setor possa efetivamente exercer seu papel de catalisador de mudanças, ainda deverá superar alguns desafios.

O principal desafio é a maior conscientização de seus próprios colaboradores quanto ao tema da sustentabilidade. O setor ainda encontra-se bastante ancorado na perspectiva da responsabilidade social e, para que estas instituições avancem de forma efetiva nesta agenda, é necessário mostrar àqueles que são responsáveis pelo dia-a-dia dos negócios que sustentabilidade repousa na inserção da responsabilidade corporativa nas atividades empresariais, e não em departamentos ou instituições desconectadas com as atividades fins das empresas.

Além da conscientização, é fundamental aprimorar o ferramental atualmente utilizado pelas instituições. Processos de gestão como avaliações de desempenho, avaliações de crédito ou decisões de investimento precisam incorporar melhor critérios socioambientais, considerando não apenas aspectos qualitativos, mas também quantitativos, reconhecendo ações sustentáveis e punindo comportamentos que não agregam valor no longo prazo.

Em último lugar, coloca-se o desafio de dar mais transparência ao desempenho socioambiental das instituições bancárias. Muitas das iniciativas de sustentabilidade dos bancos brasileiros não ganham correspondente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com