TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  12/5/2016  •  Monografia  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Vasco da gama- UNIESP

Professora: Ieda Azevêdo

Discentes: Nara Fernanda Bertão, Rosângela Valentim da Silva     semestre 6º Mat

TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL.

O REDIMENSIONAMENTO DA PROFISSÃO ANTE AS TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS RECENTES.

QUESTÕES.

  1. De acordo com Iamamoto, ao se falar em   prática profissional usualmente tem -se em mente o conjunto de atividades que são desempenhadas pelo profissional, considerando-se que a prática profissional não deve ser considerada isoladamente e sim com os seus condicionantes internos ou externos. Cite –os.

R.  Considerando a pratica do serviço social e seus condicionantes podemos relaciona-los a: condicionantes internos são o que depende apenas do desempenho do profissional ligados as três dimensões teórico-metodológico, ético-político e técnico operativo no que diz respeito a necessidade da capacidade e leitura da realidade, habilidade nas relações humanas do uso de estratégias de técnica e outros.

E condicionantes externos são o que depende da disponibilidade empregadas pela instituição pregadora todos os recursos colocados à disposição para o fazer do Assistente social como objetivo e demandas da instituição.

  1. Justifique a afirmação: ” Transitar do foco da prática do trabalho não é uma mudança de nomenclatura e sim de concepção”.

R. substituir a pratica pelo trabalho é uma mudança de concepção de entendimento pois, trabalho vai além da pratica que corresponde a um dos elementos que compõe o processo de trabalho que é a atividade propriamente dita. Mas para existir trabalho é necessário contemplar todos os elementos que são objeto meios e instrumentos e atividades que resultem ao produto final.

  1. Apesar de ser regulamentado como profissão liberal, o Serviço Social não tem essa tradição na sociedade brasileira, em sua alocação no seu mercado de trabalho. O assistente social afirma-se socialmente como um trabalhador assalariado. Com base nessa afirmativa, cite as características do Serviço Social que são típicas de uma profissão liberal.

R. Mesmo visto como trabalhador assalariado o profissional do serviço social possui algumas características de um profissional liberal quando se referi a sua relativa autonomia na condição de suas ações, ou seja, na forma que ele vai conduzir o processo de seu trabalho sua atividade a condição do processo com seu sujeito cabe ao profissional em serviço social tendo assim uma característica de um profissional liberal.

  1. Discorra sobre a afirmação do assistente social como um trabalhador assalariado, analisando o exercício profissional a partir dessa realidade.

R. Apesar de ter característica de um profissional liberal o assistente social é um profissional assalariado pois, sua insersão no mercado de trabalho também passa por uma relação de compra e venda de sua força de trabalho mesmo sendo esta força de trabalho especializada. Criando vínculo empregatício em empresas estatais ou privadas e por vez o assistente social não dispões de todos os meios e condições necessárias para efetivação do seu trabalho os quais são fornecidos pela instituição empregadora que delimita suas ações durante sua jornada de trabalho de acordo com os objetivos institucionais.

  1. Referendando Iamamoto explique o caráter político da profissão de Serviço Social, cujo trabalho situa-se predominantemente no campo. Político – ideológico.

R. De acordo com Iamamoto o trabalho do assistente social situa-se predominantemente no campo político ideológico a partir do momento em que ele é requerido para exercer funções de controle social e de reprodução da ideologia dominante junto aos segmentos subalternos, sendo seu campo de trabalho atravessada por tensões interesses de classes. Mas o caráter político ideológico reside quando o profissional através de seu conhecimento ético-político direciona sua ação diante da autonomia do cidadão e sua emancipação da construção da cidadania e efetivação dos direitos sociais civis e político o assistente social não pode ser neutro.

  1. O que é necessário para que a força de trabalho seja transformada em atividade.

R. A Força de trabalho para se transformar em atividade ela tem que ser consumida para se transformar em trabalho ou seja, vai necessitar de meios ou instrumentos dado pela instituição para realização do seu trabalho.

  1. A matéria prima do trabalho do assistente social encontra-se no âmbito da questão social em suas múltiplas manifestações. Nessa perspectiva justifique a importância da pesquisa da realidade para o exercício profissional.

R. A Pesquisa é um recurso indissociável da pratica do serviço social, pesquisar e conhecer a realidade é fundamental para o entendimento do objeto de trabalho é através da pesquisa que o assistente social terá uma analise critica da realidade em que seu usuário está contextualizado, dano assim recursos para o profissional intervir de forma adequada transformando essa realidade e trabalhando nas expressões da questão social que modifica-se a cada contexto.

  1. Identifique, de acordo com Iamamoto, um dos aspectos centrais da Questão Social na Contemporaneidade e como isso afeta o mercado de trabalho dos assistentes sociais.

R. Aspecto central hoje é a ampliação do desemprego e ampliação da precarização das relações de trabalho, a insegurança do emprego, da renda, da contratação. A justificativa do governo tem sido o combate ao desemprego e nesse contexto o Assistente Social está sujeito ao desemprego como qualquer outro trabalhador. Contudo o assistente social deve se qualificar em relação ao seu conhecimento buscando uma autonomia, uma qualificação no seu fazer profissional para que ele possa ser cada vez mais um profissional propositivo tendo condição de se posicionar no contexto da contemporaneidade no decorrer do seu fazer social, que ele pode sim mesmo tendo esse discurso do desemprego ele pode se posicionar e se qualificar essa é a melhor forma para que ele possa se colocar no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com