TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Serviço Social

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  14.472 Palavras (58 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 58

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Centro Sócio Econômico Departamento Serviço Social

Leidiane de Souza

AVALIAÇÃO DOS BENEFÍCIOS EVENTUAIS: A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM GAROPABA.

Florianópolis 2013

AVALIAÇÃO DOS BENEFÍCIOS EVENTUAIS: A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM GAROPABA.

Trabalho de conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Orientador: Professor Doutor José Pedro Simões Neto.

Florianópolis 2013

Trabalho de conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

BANCA EXAMINADORA

[pic 2]

Profº.  Drº. José Pedro Simões Neto

Departamento de Serviço Social - UFSC Orientador

[pic 3]

Profª. Drª. Vânia Maria Manfroi

Departamento de Serviço Social-UFSC 1ª Examinadora

[pic 4]

Patrícia Vieira Pinheiro

Assistente Social da Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Garopaba 2ª Examinadora

Florianópolis, 07 de Março de 2013.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, pelas bênçãos que derramou em minha vida e por iluminar os meus caminhos sempre.

Agradeço  também  a minha  família  por estar  sempre ao meu lado me  dando  força e

apoio.

Aos meus pais Joaquim e Rita que sempre me incentivaram e apoiaram nas minhas

decisões. Especialmente à minha mãe por ter sido paciente e presente sempre que possível.

Aos meus irmãos Leonardo e Luiz Fernando pelo companheirismo. Agradeço de maneira especial ao Luiz Fernando que me auxiliou, prestando incentivo e colaboração durante o processo de construção desse trabalho.

Ao meu esposo Vanderson pela compreensão, carinho, cumplicidade e paciência nas minhas ausências, pois foi à pessoa que mais esteve presente em toda a minha vida  acadêmica, sempre me apoiando e me ajudado a superar os momentos mais difíceis. Amo você!

A minha avó e madrinha Maria, pela grande presença em minha vida, pela confiança em mim depositada, sabedoria e constantes orações de incentivo durante a minha formação.

Aos meus avós Nézia e José por estarem sempre rezando por mim e pedindo a Deus pela minha formação e pela sabedoria transmitida.

A todos os meus tios e tias, primos e primas que sempre se fizeram presente, obrigado pelo apoio e compreensão.

Aos meus amigos:

Aline e Ricardo, Kacilene e Ricardo, Fernando e Fabiane por compartilharem momentos de festas, conversas, gargalhadas e incentivo. Muito obrigado!

As amigas Aline Koehler, Fabíola, Elenita, Mônica, Raquel, Amanda, Beatriz e a  todos os meus colegas de turma e do ônibus de Garopaba, pelos conhecimentos, amizade, companheirismo e experiências compartilhadas durante a graduação.

À grande amiga Rosicléa, por estar sempre comigo em todos os momentos durante a graduação, por compartilhar boas conversas e gargalhadas no ônibus. Pela troca de conhecimento em sala de aula e durante os momentos que “tentamos” estudar juntas.  Obrigado pela amizade e por colaborar na correção deste trabalho. Peço a Deus que sejamos sempre amigas, para estarmos sempre torcendo e apoiando uma a outra.

Ao meu professor orientador José Pedro Simões Neto pela dedicação e paciência, compreensão e ensinamentos, contribuindo com seu conhecimento para auxiliar as minhas reflexões durante a construção deste trabalho.

As minhas supervisoras de campo, as Assistentes Sociais Ruth e Patrícia, e também a Assistente Social Marivone. Obrigado pelo apoio e carinho nesta etapa final do curso, por terem contribuído com a minha formação profissional através do ensino da prática.

A psicóloga Camila, pelas conversas, risadas e por dividir seu conhecimento, proporcionando uma importante troca de saberes durante o período de estágio. Muito  obrigado pelo seu carinho e por ter colaborado com a correção e formatação deste trabalho.

A UFSC, a todos os professores e administrativo, pela formação acadêmica que oportunizaram dando chance de me tornar uma pessoa com pensamentos mais críticos e por  ter me preparado para a atuação profissional.

A todos que de alguma forma contribuíram para a construção deste trabalho. Obrigado a todos!

O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar a experiência de estágio curricular obrigatório II realizado no Programa de Benefícios Eventuais na Secretaria de Desenvolvimento Social de Garopaba, bem como expor a pesquisa realizada nos estudos sócio econômicos do mesmo programa. O trabalho em questão está distribuído  em  três seções. A primeira seção abordará os benefícios eventuais no contexto da política de assistência Social. Na segunda seção será explicitado acerca dos benefícios eventuais de maneira geral, com considerações sobre a matricialidade sóciofamiliar e a vulnerabilidade social. A terceira seção refere-se à análise dos dados da pesquisa e perfil dos usuários que solicitam o beneficio eventual no município de Garopaba. Por fim, a pesquisa dedica-se a analisar os estudos sócio econômicos e explicita, a partir dos dados coletados, as dificuldades bem como a necessidade de se refletir sobre os limites e as potencialidades que perpassam o cotidiano do programa de benefícios eventuais.

PALAVRAS-CHAVE: Benefícios eventuais. Política de assistência social. Matricialidade sócio-familiar. Vulnerabilidade social.

This work conclusion course aims to present the experience of stage II mandatory curricular Program held at Possible Benefits in the Department of Social Development Garopaba and expose the research conducted socio economic studies in the same program. The work on question distributed in three sections. The first section will discuss the potential benefits in the context of social assistance policy. In the second section will be explained about the possible benefits in general, with considerations on the socio matricialidade family and social vulnerability. The third section refers to the analysis of research data and profile of users who request the eventual benefit of the municipality Garopaba. Finally, research is dedicated to analyze the socio economic studies and explains, from the data collected, the difficulties and the need to reflect on the limits and possibilities that go through the routine of any program possible benefits.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (99.7 Kb)   pdf (857.8 Kb)   docx (713.8 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com