TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA ESTRUTURALISTA E TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  15/4/2019  •  Seminário  •  4.714 Palavras (19 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 19

TEORIA ESTRUTURALISTA E TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Acadêmicos

Ana Caroline

Edira da Silva

Evandro Peres

Estefani Amado

Jessé Rogério

Jessica Almeida

Thaise Roldão

Professor-Tutor Externo

Diego Ivan Petri

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Ciências Contábeis CTB 380 – Prática do Módulo I

04/10/16

RESUMO

A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50 como um desdobramento de autores que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Inspirando-se na abordagem de Max Weber, pela primeira vez, começou-se a olhar para fora e atravessar as fronteiras da organização, passando a reconhecer a interdependência da mesma com o ambiente. Ou seja, uma organização é um sistema aberto que se relaciona com o ambiente externo e com outras organizações. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional visa compreender os ambientes internos e externos, decidir quais mudanças poderão ser realizadas e quais são os impactos dessas mudanças e junção das metas da empresa com as necessidades de seus empregados.O Desenvolvimento Organizacional é um processo que está relacionado com a Teoria Comportamental. O autor que iniciou os estudos sobre essa teoria foi Leland Bradford. Essa teoria aborda os estudos do comportamento humano e da estrutura. Além disso, é um esforço para alterar comportamentos, valores, atitudes e estrutura de uma organização para que a organização se adapte as mudanças e desafios cada vez mais comuns nas empresas.

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos as teorias Estruturalistas e de Desenvolvimento Organizacional,

onde poderemos conhecer melhor suas origens, conceitos, abordagens, estratégias e tipologias, bem como suas principais contribuições e aplicações das mesmas. Com isso poderemos verificar a ligações entre essas duas importantes teorias e sua importância para a "saude" de uma organização.

1 A ORIGEM DAS TEORIAS ESTRUTURALISTA E DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

1.1 A ORIGEM DA TEORIA ESTRUTURALISTA

A teoria estruturalista representa um desdobramento da burocracia e uma leve aproximação a teoria das relações humanas, representa também uma visão crítica referente a organização formal.

Devido a isto surgiu uma oposição entre a Teoria das Relações Humanas e a Teoria Tradicional, sendo assim foi necessário considerar os aspectos que por uma eram omitidos e pela outra eram considerados e vice versa, a teoria estruturalista pretende ser uma teoria clássica “formal” e a teoria das relações humanas tem como objetivo a “informal”.

Surgiu a necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa, na qual surgiram os grupos sociais que compartilham os objetivos como a “viabilidade econômica da organização” podendo incompatibilizar com a maneira de distribuir os lucros da organização, o conceito de estrutura e bastante antigo, estrutura é o conceito formal de dois ou mais elementos que permanecem inalterados seja na mudança ou na diversidade de conteúdo, ou seja a estrutura permanece a mesma mesmo tendo alteração de um dos seus elementos ou relações.

1.2 A ORIGEM DA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Desenvolvimento Organizacional é a mudança planejada em qualquer setor seja no sistema concreto “linha de produção” ou no sistema de valores “na cultura de uma organização, a mudança a modernização é necessária o mundo precisa se atualizar, desde que a mudança tenha importância hoje o mundo se caracteriza por um ambiente em constante mudança, portanto o ambiente que envolve as organizações é extremamente dinâmico exigindo uma grande capacidade de adaptação como condições básica de sobrevivência .Lembrando que as mudanças tem que ser de acordo com a organização seja ela devido ao crescimento ou a redução.

2 CONCEITOS

2.1 TEORIA ESTRUTURALISTA

Estruturalismo é um movimento de caráter filosófico, com o intuito de obter uma harmonia disciplinar entre as ciências. Vislumbra o conceito de estrutura como sendo de ordenação, uma relação de elementos internos e externos que formam a totalidade.

As partes são reunidas em um arranjo estrutural tornando-se subordinadas ao todo ou seja da estrutura organizacional em si. Na teoria estrutural enxerga-se o sistema organizacional com um sistema aberto, que recebe constante interação com o meio. A teoria estruturalista basei-se no conceito de estrutura, que é composto por partes que se inter-relacionam . Portanto o todo é maior que a simples somas das partes; Caracteriza-se por sua múltipla abordagem , englobando sua análise organizacional formal e informal, recompensas materiais e sociais e reconhece os conflitos organizacionais como inevitáveis.

2.2 TEORIA ORGANIZACIONAL

A teoria organizacional, tem como base a eficiência nos resultados. Para este sistema é preciso compreender o ambiente interno e externo, decidir quais mudanças poderão ser realizadas e quais as importâncias dessas mudanças, para as metas e para os colaboradores.

3 ABORDAGENS

3.1 ABORDAGEM MÚLTIPLA

3.1.1 Abordagem múltipla: organização formal e informal

Os estruturalistas não alteram os conceitos da organização formal e informal (formal tudo o que estiver expresso no organograma com hierarquia, regras, regulamentos, controle de qualidade e informal as relações sociais).

A Teoria Estruturalista tenta encontrar o equilíbrio entre os elementos racionais e não racionais do comportamento humano que constitui o ponto principal da vida, da sociedade e do pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com