TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESE DE MESTRADO

Monografias: TESE DE MESTRADO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  4.663 Palavras (19 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 19

JOSÉ RAIMUNDO LIMA

APURAÇÃO DOS CUSTOS NAS AGROINDÚSTRIAS DE POLPA DE FRUTAS: um estudo relativo às agroindústrias de polpa de frutas da microrregião de Ipiaú, sudeste da Bahia

Orientador:

Prof. Dr. Olívio Koliver

SALVADOR – BA

Outubro/2004

iv

APURAÇÃO DOS CUSTOS NAS AGROINDÚSTRIAS DE POLPA DE FRUTAS: um estudo relativo às agroindústrias de polpa de frutas da microrregião de Ipiaú, sudeste da Bahia

José Raimundo Lima

Dissertação apresentada em 22 de outubro de 2004 e aprovada com distinção pela Banca Examinadora, constituída pelos professores:

Dr. Olívio Koliver

Orientador – Presidente da Banca

Dr. José Luis de Castro Neto

Componente da Banca

Dr. José Ângelo Orlando

Componente da Banca

v

À minha mãe, Maria Adolfina Lima, por sua firme determinação de me educar, apesar de todas as adversidades que a vida lhe impôs.

À minha esposa e companheira, Teresa dos Santos Lima, pelo amor e dedicação em todas as horas.

Aos meus filhos, Allan Estêvão e Alighieri Estêvão, pela felicidade de ser pai de duas criaturas tão singulares.

À minha sogra, Maria Teixeira de Barros (in memoriam), pelo caráter altivo e exemplo de coração acolhedor.

Ao meu sogro, Porfírio Estêvão, pela amizade paterna a mim sempre dispensada.

Ao casal Orlando e Alaíde, por sua amizade e generosidade nas horas mais difíceis de minha infância.

Ao casal Eliel e Cármem, pela mão amiga na hora certa, alicerce nas realizações de todos os meus sonhos.

À memória do casal João e Lenalda, meus primeiros patrões, pelos incentivos, apoio e exemplo de uma vida honrada.

Ao Dr. Euclides Nunes Fernandes e ao Dr. José Domingues Maia Neto, pelo incentivo e apoio dispensados para a realização deste curso.

Ao meu colega e amigo, Géder Torres Bandeira, pelos sacrifícios suportados nas longas, cansativas e perigosas viagens em busca deste sonho.

A todas essas pessoas, dedico este trabalho.

vi

AGRADECIMENTOS

Ao Professor Dr. Olívio Koliver, meu orientador, por ter acreditado e me apoiado na elaboração deste trabalho.

Aos professores Dr. Antônio Carlos Aidar Sauaia; Dr. Alfredo Matta; Dr. Antônio Benedito; Dr. Antônio Lopes de Sá; Dr. Antônio Robles Júnior; Dr. Carlos Hideo Arima; Dr. João Agnaldo do Nascimento; Dr. José Dionísio Gomes da Silva; Dr. Luiz Carlos Miranda; Dr. Magnus Amaral da Costa; Dr. Mamadu Lamarana Bari; Dr. Osmar Coronado; Dr. Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante e ao Ms. José Rodrigues Lustosa, verdadeiros exemplos de educadores e profissionais éticos.

Aos funcionários do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa Visconde de Cairu (CEPPEV), pela carinhosa acolhida. Ao Prof. Jaldo Borges de Souza, companheiro de luta, e demais colegas das Faculdades Integradas de Jequié, Paulo Roberto Souza Andrade, Patrícia Evangelista Luz e Adayris Aparecido Freire, pela atenção sempre dispensada.

Aos colegas de trabalho na Inspetoria Fiscal de Ipiaú, pelo apoio nas minhas ausências. Ao Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Antônio Carlos de Araújo, pelo apoio nessa pesquisa e informações cedidas da CEPLAC. Às professoras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Maria das Graças Silva Bispo, Luziêt Maria Fontenele Gomes e Áurea, pela revisão do texto. Ao contador Ivan Evangelista e ao Dr. Moisés Rocha Brito pelo apoio durante o desenvolvimento deste trabalho. Aos técnicos em informática Rogério, Justino e Osmar, pela paciência e orientação na formatação dos dados.

A todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que este trabalho fosse concluído.

vii

RESUMO

O trabalho de pesquisa intitulado Apuração dos custos nas agroindústrias de polpa de frutas: um estudo relativo às agroindústrias de polpa de frutas da microrregião de Ipiaú, sudeste da Bahia, discute as formas de apuração dos custos nas agroindústrias de polpa de frutas da microrregião de Ipiaú, sudeste do Estado da Bahia, quanto ao atendimento aos objetivos da contabilidade de custos. A pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de apuração dos custos dos produtos, na perspectiva de contribuir para uma melhor gestão desses custos nas unidades produtoras. Como metodologia de abordagem, optou-se pela realização de estudo de caso, tomando-se como referência as indústrias de polpa de frutas estabelecidas na microrregião de Ipiaú, pela possibilidade de utilização de seus dados para simulação dos custos, a partir dos procedimentos de apuração descritos pelo conjunto das empresas pesquisadas. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas padronizadas e não-

-padronizadas, com empresários administradores das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com