TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE O ESTADO GETULISTA, COM BASE NO TEXTO DE BORIS FAUSTO

Por:   •  19/4/2017  •  Resenha  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO SOBRE O ESTADO GETULISTA, COM BASE NO TEXTO DE BORIS FAUSTO

SEÇÃO 4.1. – A ação governamental

  1. Momento de grande dificuldade financeira, caracterizada pela baixa da exportação devido ao fraco movimento do mercado agrícola devido à crise mundial da época.
  2. A igreja Católica foi uma importante base política, pois teve o papel de incentivar seu povo a apoiar o governo.
  3. Um governo totalmente autoritário, com políticas voltadas a centralização total do poder, tanto no campo político, ao assumir os poderes executivo, legislativo, estaduais e municipais, limitando as ações estaduais, como também no campo econômico ao centralizar a política cafeeira em seu poder.
  4. Posiciona-se de maneira coerente, trazendo a classe trabalhadora para perto com objetivo de apoiá-la para que a mesma não se organizasse contra o governo; são criadas leis protecionistas aos trabalhadores. Quanto aos sindicatos sua posição foi um tanto arbitrária, restringindo sua atuação apenas como órgão colaborador do poder público, cuja existência dependia do reconhecimento do ministério.
  5. Neste período foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública; foram criadas condições para surgimento de universidade tanto para ensino como para pesquisa. Houve a implantação do ensino secundário, ensino em dois horários, frequência obrigatória, e a exigência na conclusão do ensino secundário para o ingresso no ensino superior.

SEÇÃO 4.2 – O processo político

  1. Os tenentes defendiam a continuidade da ditadura e a elaboração de uma constituição que estabelecesse a representação por classe.
  2. a- Contra o predomínio oligárquico no nordeste dos país e em São Paulo.

b- A Deflagração de uma guerra civil.

  1. Questões trabalhistas como salário mínimo, regulamentação do trabalho das mulheres e menores, descanso semanal, férias remuneradas, indenização para demissão sem justa causa. Na área da educação podemos destacar o princípio do ensino primário gratuito e de frequência obrigatória.
  2. O cenário internacional estava em um momento de movimentos e ideais facistas e nazistas. Mussolini–Itália, Stalin–URSS, Hitler-alemanha protagonizavam em seus territórios movimentos totalitários e autoritários.  Em 1932, Plinio Salgado e sua turma fundaram em São Paulo a Associação Integralista Brasileira. O Integralismo combatia o capitalismo financeiro com intenção de estabelecer o controle econômico do Estado.
  3. Sim. Em reação contra o facismo os operários realizaram greves em diversas partes do país, principalmente nos setores de transporte, comunicação e setor bancário.
  4. Vargas criou em 1935 uma lei de segurança nacional (LSN) que definia os crimes contra a ordem política e social.

SEÇÃO 4.3 – O Estado Novo

  1. Um regime autoritário e ditatorial. Uma política de centralização do Estado, os estados passaram a ser governados por intervetores sociais e na maioria dos estados algum setor oligárquico da região foi contemplado.
  2. Um acordo entre a burocracia civil e militar com a burguesia industrial, para promoção da industrialização do Brasil sem abalos na sociedade.
  3. No primeiro momento não houve um incentivo real a indústria. O governo visava vários interesses entre eles a economia agrária. Só em 1937, o Estado substitui a importação por produção nacional e estabelecimento de indústria de base.
  4. A política trabalhista no estado novo pode ser entendida com duas características: a primeira através das iniciativas materiais. Foi proibida a greve, foi organizada a justiça do Trabalho com a consolidação da CLT em junho de 1943. A segunda característica foi construção de Vargas como protetor dos trabalhadores através da mídia da época e cerimônias.
  5. Perseguição, tortura, prisão e coação ao exílio de intelectuais e políticos de esquerda e liberal, porém sem perseguições indiscriminadas.
  6. Podemos destacar um momento de crise mundial que acentuou o declínio da hegemonia inglesa e a emergência americana.  Um período marcado também pela presença alemã na economia brasileira.
  7. Vários foram os fatos que ocasionaram o fim do Estado Novo entre eles temos:
  1. Um estado arquitetado como um estado autoritário não iria durar em um país que queria a democracia.
  2. A inclusão do país nas relações internacionais impulsionou as oposições que dividiu o governo.
  3. A guerra contra o facismo fez com que houvesse o combate contra a ditadura de Vargas, desenvolvendo um ambiente de democracia que resultou com a saída de Vargas do governo.

SEÇÃO 4.5 – Quadro socioeconômico

  1. Uma população jovem, com o mesmo percentual entre homens e mulheres. Territorialmente sua maioria estava localizada no sul e sudeste do país somando 69,5% da população, 24% no nordeste, e o restante no norte e centro-oeste.
  2. Entre as principais mudanças foi a substituição da importação de produtos manufaturados pela produção interna. Houve grande aumento de produção tanto na agricultura como no campo industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com