TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DE EFLUENTES DA FIAT

Monografias: TRATAMENTO DE EFLUENTES DA FIAT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  2.741 Palavras (11 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 11

TRATAMENTO DE EFLUENTES DA FIAT

CURSO: Engenharia Ambiental – Noite ORIENTADOR (a): Bernadete

TEMA: Desempenho Ambiental da Indústria Automobilística

Nathalia Costa, Daiane Ferreira Rodrigues, Dayane Angélica, Thays Fernandes Maya, Jéssica Spiazzi

1. INTRODUÇÃO

A sustentabilidade tem tomado mais espaço em todas as mídias como televisão, jornais, e internet, mas não só nestes lugares a sustentabilidade vem ocupando seu merecido espaço, em indústrias e empresas de grande e pequeno porte, neste momento o meio ambiente é extremamente rico e inovador, uma boa iniciativa de inserir sustentabilidade como parte de uma estratégia, de modelo de negócio. Para implantar um sistema de gestão ambiental a empresa deve adotar várias medidas que são exigidas pela Norma International Organization for Standardization (ISO) 14.001 e pela legislação ambiental. Para o processo de implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em uma empresa é necessário, que a alta administração defina a política ambiental da organização e assegure seu comprometimento com a melhoria contínua, a prevenção da poluição. Direcionando seu crescimento e valorização por meio de ações sociais, ambientais e econômicas. Assim possível associar sustentabilidade com redução de custos, e algumas empresas já perceberam isso, (Corá, J.A.M; Corá, J.M. 2001).

2. DEFINIÇÃO DO TEMA

Há poucos anos, poder-se-ia dizer que a Indústria Automobilística visava em seus negócios apenas lucro e não dava a devida importância aos produtos por ela fabricados através do puro extrativismo, pois até então não lhes era exigido o comprometimento com a sustentabilidade, o gerenciamento ambiental e o cuidado com produtos recicláveis no seu processo produtivo, que seguirão poluindo o meio ambiente através de motores cada vez mais poluentes e ultrapassados, aliados ao uso de combustíveis adulterados e sem fiscalização fazendo com que a Sociedade a conduzisse para o banco dos réus num futuro próximo.

A importância da aplicação de um eficiente Sistema de Gerenciamento Ambiental regido pela Norma ISO 14001 faz com que as empresas, preocupadas com a sua sobrevivência e imagem, passem a adotar sistemas monitorados e auditados anualmente por órgãos competentes, que passam a nortear a busca de soluções inteligentes que as desviem de processos por passivos ambientais.

3. HISTÓRIO AMBIENTAL

À medida que aumentam as preocupações com o meio ambiente, as organizações preocupam-se com os impactos de suas atividades, produtos e serviços em busca de alcançar um desempenho organizacional consistente e com comprometimento ambiental. A gestão ambiental empresarial passa pela obrigatoriedade de que sejam implantados sistemas organizacionais e de produção que valorizem os bens naturais, as fontes de matéria-prima, as potencialidades do quadro humano criativo, as comunidades locais e com isso devem iniciar um novo ciclo onde a cultura do descartável e do desperdício sejam coisas do passado. Atividades de reciclagem, incentivo à diminuição do consumo, controle de resíduo, capacitação permanentes dos quadros profissionais, em diferentes níveis e escalas de conhecimento, fomento ao trabalho em equipe e às ações criativas são desafios-chave neste novo cenário (Donaire, 1999).

A consciência ambiental ocorrida a partir da década de 70 ganhou dimensão e situou o meio ambiente como um dos princípios básicos da organização.

O gasto com proteção e educação ambiental começa a ser visto pelas empresas não só como custos, mas como investimentos futuros e vantagem competitiva. Introduziram-se nas organizações programas de reciclagem, de redução de energia e outras inovações ecológicas. Essas práticas difundiram-se rapidamente, e desenvolveram sistemas abrangentes de administração de cunho ecológico. A organização passa a olhar de forma global as áreas que possui fazendo correlações entre as responsabilidades: ambiental, econômica e social. Assim, o objetivo maior da gestão ambiental é a busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho, essa busca é, portanto, um processo de aprimoramento constante do sistema de gestão ambiental global (Donaire, 1999).

4. FUNDAMENTOS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Pode-se dizer que as ações ambientais nas organizações têm assumido um papel cada vez mais integrado às diferentes funções administrativas, desde marketing , finanças, produção, qualidade, desenvolvimento de produtos até recursos humanos. Para entender isso, deve-se explorar melhor o que levam as empresas a preocuparem-se com a política ambiental. Existem, normalmente, três razões para que as empresas queiram buscar um melhor desempenho ambiental: o primeiro é o regime de leis internacionais que está mudando em direção a exigências crescentes em relação à proteção ambiental; o segundo é o mercado que está se tornando cada vez mais exigente; e o terceiro, é o conhecimento, com crescentes descobertas e divulgação das causas e consequências dos danos ambientais (ROSEN, 2001).

A busca de procedimentos gerenciais ambientalmente corretos, incluindo a adoção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), é justificado principalmente pelos seguintes fatores:

• Os recursos naturais (matérias-primas) são limitados e estão sendo fortemente afetados pelos processos de utilização e degradação decorrentes de atividades produtivas, portanto estão cada vez mais escassos e mais caros.

• O crescimento da população, principalmente em grandes regiões metropolitanas e nos países menos desenvolvidos, exerce forte consequência negativa ao meio ambiente e faz repensar os impactos.

• A legislação ambiental exige cada vez mais cuidada com o meio ambiente.

• Pressões públicas locais, nacionais e mesmo internacional impõe cada vez mais responsabilidades ambientais nas organizações.

• Bancos, financiadores e seguradoras dão privilégios a empresas ambientalmente sadias ou exigem taxas financeiras mais elevadas de empresas poluidoras.

• A sociedade está cada vez mais exigente e crítica no que diz respeito a danos ambientais e à poluição causados pelas organizações.

• Organizações não governamentais estão mais vigilantes, exigindo o cumprimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com