TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: Augusto Comte e o desenvolvimento da sociologia o homem e o eu social

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

Sociologia

Tema: Augusto Comte e o desenvolvimento da sociologia o homem e o eu social.

Quem foi Augusto Comte?

   Comte foi um criador da sociologia e do positivismo ele acreditava que fosse possível criar uma sociedade-modelo, tinha que possuir o amor como principio,, a ordem como base de um progresso como fim. O criador do termo sociologia viu logo cedo (1819) a importância de reorganizar as ideias, o saber e a opinião.

   Para Comte a sociologia compreende o que se relaciona como o comportamento pratica do homem na sociedade, onde todos os aspectos  éticos ficaria absolvido pelo social e também acreditava que a sociedade humana poderia ser convenientemente organizada parte de uma certa ordem no qual ele acreditava.

   Ele criou uma nova metodologia filosófica de pensar, o positivista que demostra que a sociedade teria passado por uma nova forma de concepção de ver o mundo e da vida.

   Existem três estados que a humanidade passou a acreditar, estado teológico, metafisico e positivo.

  • Estado teológico: E exemplo seria a religião católica. Ela coloca Deus no centro de tudo, os fenômenos são explicados através da vontade de seres sobrenaturais ou transcendentais que muitos de nós conhecemos. O estado teológico pode ser dividido em três partes progressivas:

     Animismo também chamado de fetichismo se caracteriza por dar aos objetos concretos da natureza vida e vontade própria, semelhantes a dos seres humanos.

     Politeísmo, a vontade dos Deuses em possuir o controle absoluto sobre todas as coisas.

     Monoteísmo, vontade do Deus (único) controla todas as coisas e todos os acontecimentos.

  • Estado metafisico: pode ser colocado o espiritismo, pois acredita em forças além do plano físico.

     Os fenômenos são explicados por meio de forças ocultas ou entidades abstratas. As abstrações personificadas substituem as vontades sobrenaturais.

  • Estado positivo: Cientistas é o exemplo mais claro, pois se base totalmente na razão.

     O espirito humano renuncia a busca das causas primarias e dos fins últimos, subordinado os fenômenos as leis naturais experimentalmente demonstradas.

   Quando se estuda a vida para além da morte, devemos reconhecer que, por metafisica, por muito que queríamos integrar uma definição, é parte da filosofia, é um conjunto de conhecimento racionais (e não da conhecimento relevado) em que se procura determinar as regras fundamentais do pensamento, e as que nos dão a chave do conhecimento do real em oposição a aparência.

   Ora bem, espiritismo, ou estudo da morte, tem o “ismo”, que faz parte das doutrinas do século XVIII, XIX em toda a Europa, como por exemplo, o futurismo, mas na filosofia já antes metafisica era uma realidade muito antiga. Por volta de Sócrates, por exemplo!

   O que dita o sistema espirita não e mais do que o estudo das salas mediúnicas e das revelações que acontecem, o que distingui a filosofia do espiritualista e quem e revelação e o outro e o “real”. Na vida além da morte, o, mas importante é sabermos que os trabalhos que tem doutrinado o mundo, estão todos em bibliografias documentadas. As obras rondam o século XVIII e XIX, mas continuam a ser documentadas por outros mentores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com